loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Em sessão solene, Aleac homenageia 4º BIS pelos 59 anos de serviços prestados ao povo acreano

homebis151916Em comemoração aos 59 anos do 4º Batalhão de Infantaria e Selva (4º BIS), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou uma sessão solene, nesta quinta-feira (15). A iniciativa foi da Mesa Diretora, por meio do presidente do Parlamento acreano, deputado Ney Amorim (PT). A ideia é reconhecer os serviços prestados ao Acre na guarnição das suas fronteiras, bem como o auxílio em sinistros, como as enchentes.

Em mensagem, Ney Amorim, presidente do Parlamento acreano, que cumpria agenda com o governador do Estado no interior, destacou que o Exército Brasileiro tem sido uma mão amiga de todos os brasileiros, sobretudo dos acreanos. Citou como exemplo disso a enchente do Rio Acre em 2015, no qual a instituição auxiliou as famílias atingidas pelas águas.

“É uma verdadeira honra ter a presença de tão aguerridos defensores da pátria nesta sessão solene em homenagem aos 59 anos do 4º Batalhão de Infantaria de Selva, o nosso 4º BIS. O Exército Brasileiro é uma mão amiga para nós, acreanos, e temos tantos exemplos disso. Na alagação de 2015 esteve ao nosso lado, ombro a ombro, no auxílio às famílias”, disse Ney Amorim.

O comandante do 4° Batalhão de Infantaria e Selva, tenente-coronel Armindo Nunes de Medeiros Júnior, destacou a importância do Exército para a proteção das fronteiras acreanas e relatou o orgulho que sente por fazer parte da instituição. “Procuramos sempre fortalecer nosso espírito de corpo, o sentimento de família em nossa corporação. Em nome do 4° Batalhão de Infantaria de Selva, digo que nos sentimos honrados em ser homenageados na Casa do povo acreano. São 59 anos de história e de orgulho em sermos uma confraria genuinamente acreana. O Exército Brasileiro tem cerca de 30 mil homens protegendo a Amazônia. Somos herdeiros de um legado de luta, perseverança e amor à pátria, “ comentou.

Ao abrir a fala para os parlamentares, o vice-presidente da Aleac, deputado Eber Machado (PSDC), destacou a importância das Forças Armadas para o país. “Eu servi o Exército e foi nesse período que eu aprendi a ter caráter e a respeitar o próximo. Fui guerreiro de selva em uma das operações e posso dizer que foi um dos momentos mais incríveis da minha vida. Em um país de dimensões continentais como é o Brasil, as Forças Armadas cumprem o seu papel de ser o guardião das nossas fronteiras”, argumentou.

Já o deputado Raimundinho da Saúde (PTN) agradeceu o apoio do 4º BIS no patrulhamento das fronteiras acreanas. “Essa é uma ocasião onde a Aleac fica de fato muito honrada em receber pessoas que durante 59 anos estão nos protegendo. Temos uma imensa fronteira mantida pelo esforço do Exército Brasileiro”, ressalta.

Outro parlamentar que saudou os militares foi o deputado Josa da Farmácia (PTN). O parlamentar parabenizou a Mesa Diretora pela iniciativa. “O Exército é composto de homens valorosos que cuidam das nossas fronteiras. Isso nos orgulha muito”, citou.

A deputada Doutora Juliana (PRB) disse que o Exército representa os mais altos valores. “O Exército representa coragem, disciplina, valores memoráveis, honra, zelo, lealdade e espírito de corpo. Os 59 anos do 4° Bis são motivo de comemoração para o povo acreano”, pontua.

Finalizando, o líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT), destacou a atuação do Exército nas fronteiras do Acre. “No Brasil, as Forças Armadas atuam de maneira exemplar, sempre garantindo a ordem, trabalhando para que todas as situações sejam resolvidas da melhor maneira possível. O Exército também cumpre um papel importante nas fronteiras do Acre, combatendo o narcotráfico e o contrabando de madeira. Um trabalho incrível que merece ser reconhecido”, afirmou.

José Pinheiro, Mircléia Magalhães e Andressa Oliveira
Agência Aleac