Deputado Daniel Zen afirma que Dilma Rousseff foi condenada por crimes que não cometeu

daniel060916O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen (PT), disse na sessão desta terça-feira (6) que está aguardando a devida apuração da prisão do ex-diretor da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) Jackson Marinheiro, ocorrida na última sexta-feira (2), em Rio Branco.

Marinheiro se apresentou às autoridades da Polícia Civil na Delegacia de Investigação Criminal (DIC) para prestar esclarecimentos sobre o suposto esquema fraudulento de distribuição de combustível na autarquia. O assunto foi abordado inicialmente pela deputada Eliane Sinhasique (PMDB). Zen ressaltou que o caso já está sendo investigado pelos órgãos competentes e cabe aos parlamentares apenas aguardar o desenrolar dos fatos.

“Assim como a deputada Eliane Sinhasique, estou aguardando ansiosamente o esclarecimento dos fatos. Estou esperando o desenrolar dos fatos para só então me posicionar. Os órgãos competentes já estão agindo e é isso que nós queremos, independente de questões ligadas à situação ou à oposição. O que queremos é que se apure devidamente o caso e que os culpados sejam punidos”, disse.

Daniel Zen também comentou o processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT), aprovado no dia 31 de agosto por 61 votos favoráveis e 20 contrários, no plenário do Senado. A presidente afastada foi condenada sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal – as chamadas “pedaladas fiscais” no Plano Safra e os decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional.

O deputado classificou de “engodo” as hipóteses que foram defendidas e julgadas pelos 81 senadores. Segundo ele, não há justa causa nas hipóteses julgadas nem tão pouco prova material. “Dilma foi julgada e condenada pelo conjunto da obra e não pela conduta que estava posta naquele momento. Anos vão se passar e a história vai mostrar que no ano de 2016 se retirou uma presidente por crime de responsabilidade sem que ela o tenha cometido. Vários nomes que apoiaram esse impeachment estarão na lata de lixo da história, como hoje estão os que apoiaram o golpe de 64. Esses nomes estão atualmente na fossa, na latrina”, enfatizou.

Para concluir, zen apresentou quatro indicações solicitando A Secretaria de Estado de Educação e Esporte a reforma das escolas Armando Nogueira, Zuleide Pereira e Iracema Gomes, ambas localizadas em Rio Branco, e da escola Flodoardo Cabral, localizada em Cruzeiro do Sul.

O parlamentar explicou que o objetivo das indicações é garantir aos professores, funcionários e alunos um ambiente adequado para o exercício de suas atividades, garantindo dessa forma o bom funcionamento das atividades educacionais. “Essas indicações são, na verdade, pedidos de intervenção do poder público para melhoria das condições físicas da infraestrutura em algumas escolas do Estado. Agradeço desde já à Secretaria de Educação por sempre se mostrar disposta em atender as minhas reivindicações”, concluiu.

Mircléia Magalhães