Elson Santiago entrega cartilhas sobre preservação do rio Moa em Mâncio Lima e homenageia professores

Professores são homenageados pelo presidente da AleacO deputado Elson Santiago (PEN), presidente do Poder Legislativo acreano, realizou no município de Mâncio Lima, nesta sexta-feira, 6, às, 17 horas, a distribuição de cartilhas sobre a preservação do rio Moa a estudantes da rede pública de ensino. A entrega aconteceu no Centro de Cultura da cidade e contou com a participação professores, gestores e representantes de várias instituições.

Durante a abertura do evento, o Coral da Assembleia Legislativa interpretou o Hino de Mâncio Lima emocionando todos os convidados. O Coral é uma iniciativa da presidência da Aleac e conta com 28 servidoras em sua composição.

cartilha060614
Após saudar os estudantes, os gestores e os professores, o presidente Elson Santiago fez questão de destacar em seu discurso a importância da preservação dos rios e a necessidade de se educar as pessoas, principalmente as crianças, para não jogarem lixo e dejetos nos cursos d’água para mantê-los limpos. “Gente, estamos aqui hoje para tratar de um assunto muito importante: a preservação dos rios. Essa é uma questão fundamental, pois precisamos da água para beber, tomar banho, lavar roupas e para várias atividades do nosso dia a dia. Sem água não temos como viver. Se as pessoas continuarem a poluir nossos rios, podemos enfrentar uma série crise de falta d’água”.

Além da distribuição de cartilhas, Elson Santiago também fez questão de destacar a importância do professor para a sociedade e homenageou a categoria entregando certificados aos docentes presentes. “Todo mundo passa pelas mãos de um professor, o médico , o engenheiro, ou seja, todos os profissionais são formados pelo professor. É uma profissão das mais nobres e mais importantes para a nossa sociedade”.

Um vídeo tratando da água, seu ciclo e sua importância para a vida e para o meio ambiente também foi exibido para que estudantes, e a comunidade de um modo geral, pudessem compreender ainda mais a importância da água para o planeta.

homcidad060614
Além do presidente da Assembleia, formaram a mesa de honra do evento Jucilene Mota, representante do Governo do Estado na solenidade; Alciene Cavalcante, secretária municpal de Educação e Cultura; Clautevir Lima, secretário municipal de Meio Ambiente; Edenildes Paulino, chefe do Departamento  de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; e Antônio de Paula, representante da ONG Amigos das Águas do Juruá, que também foram homenageados com o certificado de Cidadão Consciente e receberam cartilhas sobre a preservação do rio Moa.

A cartilha sobre a preservação dos rios acreanos é uma iniciativa do Poder Legislativo acreano por meio da Escola do Legislativo, em  parceria com o professor Claudemir Mesquita, que milita na causa há muitos anos, principalmente na  preservação do rio Acre.

O Coral da Aleac interpretou ainda as músicas Cio da Terra, Vira Virou e Anjos da Guarda em homenagem aos professores. Os cantores Lidson Martins e Yvana Pacífico, regente e coordenadora do Coral, respectivamente, interpretaram a música Planeta Água, de Guilherme Arantes, que trata da importância da água e da necessidade de sua preservação.

Paulo Luiz
Foto: Agência Aleac