loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Parlamentares apoiam reivindicações de profissionais em Radiologia do Acre

Durante a sessão desta quinta-feira, 5, os parlamentares subiram à tribuna para manifestar apoio aos técnicos em Radiologia que vieram a Assembleia Legislativa pedir apoio dos deputados estaduais para o cumprimento da lei federal 7.394/85 – que, segundo eles, estaria sendo descumprida pelo Governo do Acre. A lei regulamenta as condições de trabalho, insalubridade, férias, aposentadoria especial, carga horária e outros benefícios da categoria.

O deputado Eduardo Farias (PCdoB) durante pronunciamento na tribuna pediu que a sessão fosse suspensa para receber os profissionais. “Esses servidores vieram a esta Casa pedir nosso apoio, eles querem que a gente intervenha junto ao governo para que sejam negociados os benefícios para a categoria. Como presidente da Comissão de Saúde deste Parlamento gostaria de ouvi-los e após isso levar todas as reivindicações ao Governo do Estado que a partir daí tomará todas as providências necessárias para resolver o assunto”, disse.

A deputada Toinha Vieira (PSDB) também se colocou à disposição da categoria. “As reivindicações desses profissionais são justas e merecem ser atendidas. Eles trabalham em condições de risco por conta da radiação, no mínimo merecem ganhar um salário digno”, complementou.

Marileide serafim (PSL) também abraçou a causa ressaltando a importância dos técnicos em Radiologia para o Acre. “Nós precisamos de alguém para fazer esse trabalho, se não fosse a coragem de vocês como iríamos realizar esses exames? Só trabalha na área de saúde quem tem o dom, vocação e respeito pelo ser humano e vocês com certeza têm tudo isso. Contem com a gente nessa luta por um salário melhor”, enfatizou.

O deputado Edvaldo Souza (PSDC) foi um dos parlamentares que manifestou apoio aos profissionais. Segundo ele, a lei que garante os benefícios aos técnicos deve ser cumprida o mais rápido possível. “A preocupação desses servidores é totalmente compreensível, eles trabalham com radiação e isso é muito grave. A importância deles na área da saúde é muito grande porque quando eu adoeço e preciso de uma radiografia eles que me atendem. Contem com a gente nessa luta por melhores condições de trabalho e por um salário digno, vamos fazer de tudo para que essa lei seja regulamentada”, afirmou.

O oposicionista Major Rocha (PSDB) se prontificou em acompanhar as negociações junto com o Sindicato e a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Para ele os técnicos em Radiologia do Acre devem ser valorizados e bem remunerados. “Vou acompanhar a reunião com a Comissão de Saúde da Aleac e o Sindicato desses profissionais e me coloco a disposição da categoria. Vamos abraçar as reivindicações e fazer com a lei seja devidamente cumprida no Estado”, disse.

Mircléia Magalhães
Foto: J. Simão
Agência Aleac