loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Eduardo Farias apresenta anteprojeto que beneficia técnicos em Radiologia

Deputado Eduardo Farias apresenta anteprojeto para Técnicos em Radiologia do Estado
Deputado Eduardo Farias apresenta anteprojeto para Técnicos em Radiologia do Estado

O deputado Eduardo Farias (PCdoB) apresentou na sessão desta terça-feira, 10, um anteprojeto que estipula o piso salarial dos Técnicos em Radiologia do Estado do Acre em 2 (dois) salários mínimos a serem acrescidos do respectivo adicional de insalubridade, previstos nos artigos 30 e 31 do Decreto nº 92.760/86, que regulamenta a Lei Federal nº 7.394/85.

De acordo com o parlamentar, apesar da existência de legislação federal que regula a profissão de Técnicos e Auxiliares em Radiologia, no Acre não existe lei que regulamente a profissão, sendo que a Lei Complementar nº 84/2000, que dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargo e Remuneração para os Servidores Públicos da Secretaria de Saúde e Saneamento do Estado do Acre, não leva em consideração as especificidades e as particularidades dessa categoria.

Deputados Eduardo Farias e Toinha Vieira reunidos com Comissão de Técnicos em Radiologia
Deputados Eduardo Farias e Toinha Vieira reunidos com Comissão de Técnicos em Radiologia

Se aprovado o anteprojeto, o salário mínimo legal dos profissionais Técnicos em Radiologia será igual a duas vezes o salário mínimo profissional que já era assegurado pela Lei nº 3.999/61, que garantiu os primeiros direitos aos radiologistas, bem como sedimentou as questões referentes à carga horária, piso salarial mínimo da profissão, insalubridade e outros. Para Eduardo Farias o Acre vive um momento histórico ao debater a efetivação dos Técnicos em Radiologia do Estado de acordo com os pareceres legais.

“O Acre vive um momento histórico por debater uma lei que existe há vinte anos e que regulamenta o trabalho desses servidores. A expectativa é que o governo debata com a categoria esse anteprojeto que estou apresentado para que ele venha a ser aprovado o mais rápido possível. Esse projeto tem como objetivo valorizar o trabalho destes profissionais, através da institucionalização do vencimento inicial desses trabalhadores conforme dispõe a lei que os ampara, cabendo ao Acre somente a tarefa de efetivá-los de acordo com os ditames legais, propiciando a estes profissionais auferir a regulamentação dos benefícios em questão”, explicou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac