loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Aleac realiza sessão solene para homenagear os dez anos de criação do cargo de Gestor no Acre

homgest250816A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta quinta-feira (25) sessão solene para homenagear os dez anos de criação do cargo de Gestor de Políticas Públicas e Técnico em Gestão Pública. A solenidade foi solicitada pelo deputado Daniel Zen (PT), através de um requerimento aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

Com o papel de profissionalizar a administração pública, a carreira de Gestor de Políticas Públicas e de Técnico em Gestão Pública foi criada no Acre, em 2006. Portanto, em agosto, os cargos criados completaram 10 anos de atuação no Estado. Por meio de concurso público, o Acre tem hoje 393 gestores e 205 técnicos que atuam nas diversas secretarias, autarquias e fundações do Estado.

O presidente, em exercício, do Poder Legislativo, deputado Éber Machado (PSDC), fez a abertura da solenidade ressaltando a importância da categoria para o Estado. “Os gestores fazem uma imensa diferença na esfera pública, por esta razão motivos não faltam para homenageá-los”, disse.

Em pronunciamento, o deputado Daniel Zen (PT), que também é um gestor público, disse que sente orgulho do papel que os profissionais desempenham no Estado. “Somo a esse reconhecimento o orgulho que sinto em fazer parte do quadro desses profissionais. Somos diariamente cobrados para que demonstremos nossas habilidades e competências em nossas atribuições. E em função disso, a carreira é composta por mentes brilhantes. Parabéns, e que venham as novas conquistas”, destacou.

A secretária de Gestão Administrativa do Estado, Sawana Carvalho, agradeceu a realização da sessão solene e destacou a importância de gestores e técnicos em gestão para o bom funcionamento dos órgãos públicos.

“Os gestores são verdadeiros guerreiros, que exercem um papel de fundamental importância para o bom desenvolvimento da gestão. A forma como esses profissionais têm conduzido seus trabalhos tem feito total diferença. O comprometimento, a vontade de fazer e o planejamento da categoria só nos dão a certeza de que a criação desses cargos foi primordial. Essa é uma carreira nova e que ainda tem muito a conquistar”, destacou.

O coordenador-geral dos técnicos em gestão pública do Estado, Roberto Alves, disse que a categoria trabalha diariamente para garantir o desenvolvimento do Acre. “Nós temos a consciência de que somos fundamentais na gestão de um governo e, por isso mesmo, estamos verdadeiramente comprometidos com as ações que estão sendo desenvolvidas no Acre. Estamos lotados em pontos estratégicos com o objetivo de fazer a diferença no desenvolvimento deste Estado”, enfatizou.

O gestor de políticas públicas do Estado Ivan Arruda afirmou que a categoria vive um momento importante de reconhecimento e conquistas. “Este é um momento muito importante para a nossa categoria, estamos completando dez anos de atuação no Estado. Estamos felizes com as conquistas que alcançamos, mas continuaremos lutando para nos fortalecer cada vez mais. Permaneceremos unidos para fazer o nosso trabalho, fazer o que é certo, porque estamos preparados para isso”, complementou.

O que os deputados disseram:

Jesus Sérgio (PDT)

“A história dos gestores está ligada à minha família. Eu tenho dois irmãos gestores e por isso sei do importante papel que eles desempenham no Estado. A única reclamação que meus irmãos têm feito é com relação à questão salarial, mas tenho certeza que o governo está analisando com bastante carinho a possibilidade de um aumento. Esses profissionais realizam um trabalho incrível no Estado e merecem ser mais bem remunerados”.

Raimundinho da Saúde (PTN)

“Tenho gestores em minha família e vejo o carinho com que a doutora Flora Valadares e a doutora Sawana Carvalho tratam a classe. Esse é um trabalho que merece um carinho especial, pois são esses profissionais que tocam este Estado e fazem a máquina funcionar. Sem vocês, muitos setores não teriam o desenvolvimento que têm hoje. É uma preocupação nossa alçar conquistas para essa classe que pela primeira vez é homenageada aqui na Aleac”.

Mircléia Magalhães/Andressa Oliveira
Agência Aleac