Deputada Leila Galvão afirma que mais de 33 mil assentados estão prejudicados por decisão do TCU, no Acre

leila160816A líder do Partido dos Trabalhadores, deputada Leila Galvão, ressaltou na sessão desta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a visita do presidente da Associação dos Produtores Rurais e Extrativistas do Seringal Cachoeira, Reinaldo Ferreira.

Na pauta, a discussão sobre a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que identificou irregularidades em assentamentos no Estado, impedindo que 33 mil produtores tenham acesso ao crédito bancário para financiar a produção.

Leila Galvão citou que é necessário o empenho da bancada federal e da comunidade no caso, e para isso ela está mobilizando a classe política e as populações atingidas pela decisão para uma reunião no próximo dia 26, na Fazendinha, em Xapuri.

“O Reinaldo nos procurou para que fizéssemos uma reunião e ficamos com essa responsabilidade de contatar os nossos deputados federais. Entramos em contato com o deputado Léo, o deputado Angelim e o Sibá. Falamos com o Incra e fizemos o contato com o Programa Luz para Todos. Essa briga é do Estado todo. Vocês podem até nos perguntar: tem como reverter essa posição? Tem. Se mobilizarmos o movimento social e a bancada federal tem como reverter”, citou.

Leila Galvão acrescenta que em levantamento feito pelo Incra, 90% dos assentados não apresentam nenhuma irregularidade. “Dos 16 itens apresentados alegando irregularidade, o Incra providenciou um levantamento e disse que não tem sentido isso. Não podemos permanecer inertes quanto a essa situação. As famílias estão sendo prejudicadas com relação aos financiamentos, o crédito rural foi bloqueado”, salienta.

A parlamentar falou ainda da satisfação em ter participado do ato de posse de Sibá Machado (PT) à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens). “Conhecemos o perfil do Sibá e ele é comprometido com esse segmento. Na qualidade de parlamentar eu não poderia deixar de prestigiar e desejar de coração um bom trabalho a ele e a equipe de governo”, disse a petista.

Quanto a Moisés Diniz (PCdoB), que assumiu a vaga deixada por Sibá na Câmara Federal, Leila Galvão desejou boa sorte. “Queria desejar um bom trabalho ao deputado Moisés Diniz, companheiro do PC do B. Se Deus quiser ele fará um bom trabalho na Câmara Federal”, enfatiza.

Em relação às eleições de outubro, a parlamentar alertou para a necessidade de um planejamento por parte dos candidatos à prefeitura. Para ela, não basta ter propostas, mas, sim, efetividade. E citou que a experiência legislativa é diferente dos desafios encontrados no Executivo.

“Não tenho a experiência necessária, mas não adianta vender ilusões. Dizer que tem uma receita pronta para resolver todos os problemas de Rio Branco não é verdade. O Legislativo é de um jeito, o Executivo é de outro”, finaliza.

José Pinheiro