Deputado Daniel Zen diz que privatização das distribuidoras de energia causará aumento da tarifa

daniel160816Um dos assuntos trazidos à tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta terça-feira (16), pelo deputado Daniel Zen (PT) foi a questão da privatização das distribuidoras de energia na região Norte e Nordeste do país. Ele frisou que a medida trará, entre outras coisas, a demissão de trabalhadores, aumento da tarifa e o fim de programas sociais como o Programa Luz Para Todos.

“O Conselho Deliberativo já autorizou o processo de privatização. Isso acarretará o aumento da tarifa e a demissão de trabalhadores, além do fim dos programas sociais como o Programa Luz Para Todos. A partir do momento que isso passa a ser privado, nenhuma empresa vai levar uma linha de energia para um ramal que tem quatro ou cinco residências. Isso quem faz é o governo. As empresas vivem de lucros”, cita o parlamentar.

Daniel Zen conclamou os colegas parlamentares para que manifestassem suas opiniões quanto ao assunto, isso porque a medida afetará diretamente o Estado. “Queria ouvir a opinião dos colegas sobre esse assunto. Queria ouvir a opinião da deputada Eliane Sinhasique, uma vez que essa é uma medida do presidente da República, que é do seu partido”, ressaltou.

Ao ouvir o discurso de Sinhasique, o parlamentar afirmou que a peemedebista ‘saiu pela tangente’ e não respondeu o questionamento. Zen disse que Lula e Dilma, ao contrário do pensamento da parlamentar oposicionista, evitaram a privatização dessas distribuidoras, pois sabiam da importância social delas para o povo brasileiro, sobretudo aos mais pobres.

“Ela saiu pela tangente e não respondeu. A proposta de privatização que passou no Conselho é do presidente Michel Temer. O presidente Lula segurou, a presidenta Dilma segurou e não deixou acontecer. Qual o governo que aprovou essa proposta em apenas três meses de administração? Governo Temer. É esse presidente malvado, cruel. É esse o seu apoiador mor. Esse senhor de trajetória política nebulosa, esse o cabo eleitoral de vossa excelência”, disse o petista Daniel Zen.

Ao falar de produção rural, o líder do governo citou dados do IBGE que apontam para um aumento na produção, fruto da parceria entre governo e homem do campo. Ele citou como exemplo a produção de mandioca que em 2009 era de 561 mil toneladas saltando para 1 milhão e 239 mil toneladas em 2014.

“Isso é apoio. Infelizmente nem todos os produtores ainda tem acesso à mecanização, mas esse é o desejo do governo, que a mecanização seja para todos. Dizer que o governo não ajuda? Isso é resultado do setor público dando as mãos para o setor privado”, citou.

Finalizando, o deputado falou sobre as campanhas municipais iniciadas nesta terça. O petista convidou a população de Rio Branco para prestigiar o lançamento da campanha de Marcus Alexandre (PT) e Socorro Neri (PSB) à prefeitura de Rio Branco, às 18 horas, na quadra do Bairro Triângulo Velho.

José Pinheiro