Aleac promove ciclo de palestras sobre clima e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Acre

Com o objetivo de sensibilizar e capacitar multiplicadores de ideias de preservação e conservação da bacia do Rio Acre, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) promoveu na manhã desta terça-feira (9) um ciclo de palestras com o pesquisador Foster Brown, da Universidade Federal do Acre (Ufac), e o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Claudemir Mesquita.

Claudemir Mesquita falou sobre a importância de se preservar as nascentes que alimentam o Rio Acre. Para ele, não se pode entender o momento crítico em que se encontra o manancial atualmente sem uma reflexão sobre a preservação das áreas de nascentes.

“O nosso Rio Acre já não comporta mais uma estiagem. É necessária a recuperação das nossas nascentes. O a temperatura do nosso clima está elevadíssima, estamos dois graus a mais que o devido. É preciso repensar as nossas práticas enquanto seres humanos”, disse o pesquisador.

Já o professor universitário e pesquisador Foster Brown, argumentou que os eventos extremos climáticos no Acre obedecem a dois fatores: desmatamento e mudanças na composição da atmosfera, que reduzem as incidências de chuvas na região. “Os eventos climáticos têm um contexto social e econômico”, disse Foster Brown.

O deputado Jenilson Leite (PCdoB) disse que é necessário unir forças para buscar saídas no tocante à recuperação da mata ciliar dos rios acreanos, especialmente do Rio Acre. “Precisamos unir forças e envolvermos o maior número de pessoas nesta luta. Sei que essas práticas não se mudam da noite para o dia”, salienta.

Participando dos debates em plenário, onde os pesquisadores foram recepcionados pelos demais parlamentares após as palestras, a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) questionou quais seriam as saídas para evitar o desabastecimento futuro da capital acreana. Em resposta, o pesquisador Claudemir Mesquita disse que é necessário recuperar a bacia hidrográfica do Iquiri.

“Recuperar a bacia do Iquiri é a solução. Não está poluída. Atende com suficiência os municípios de Rio Branco, Senador Guiomard e Capixaba. Ela bem manejada garante o sustento por muito tempo. Eu proponho que o tempo para restabelecer essa bacia é de cinco anos”, disse Claudemir Mesquita.

José Pinheiro