loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jenilson Leite apresenta proposta que beneficia acreanos em cursos da Ufac

jenilson030816O deputado Jenilson Leite (PCdoB) usou seu tempo durante a sessão desta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para falar sobre a quantidade de estudantes acreanos que ocupam vagas nos cursos mais concorridos da Universidade Federal do Acre (Ufac). Ele destacou que tem dialogado com o movimento estudantil para formular um projeto que beneficie estudantes acreanos.

“Minha preocupação é em relação àqueles que sonham em fazer um curso superior, por isso tenho conversado com representantes do movimento estudantil para formularmos um projeto que estimule o ingresso deles nos cursos mais procurados, que são medicina, direito e engenharia”, destacou.

O comunista alega que grande parte dos universitários que ocupam vagas no curso de medicina, vêm de outros estados e assim que concluem o curso retornam para suas cidades. De acordo com ele, esse fator afeta diretamente a quantidade de profissionais da área no Estado.
“Nós estamos trazendo uma pauta que busca corrigir a desigualdade de condição de competição. O ensino médio evoluiu muito no Acre, mas ainda não podemos nos comparar a grandes metrópoles. O curso de medicina da Ufac deve ter no máximo 3 estudantes acreanos, “ salientou.

O parlamentar apresentou uma proposta que, de acordo com ele várias universidades do Norte já adotaram e consiste em oferecer 10% de bonificação a estudantes acreanos na nota final do Exame Nacional do Ensino Médio.

Andressa Oliveira
Agência Aleac