Deputada Leila Galvão destaca lançamento do PPA em Brasiléia e reforma de escola rural

leila030816A deputada Leila Galvão (PT) destacou na sessão desta quarta-feira (3) o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) no município de Brasiléia. Segundo a parlamentar, o governo espera que o programa beneficie mais de dois mil agricultores em todo o Estado e movimente mais de R$ 4milhões.

Criado pelo governo federal, o PAA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição.

Leila Galvão parabenizou o esforço do governador Tião Viana (PT) para manter o PPA no Estado do Acre. “Quero primeiramente parabenizar o governador Tião Viana e o secretário da Seaprof, Lourival Marques, por conseguirem manter esse programa no Estado. O Acre está entre os setes estados brasileiros que conseguiu implementar o PPA, esse programa incrível que trouxe qualidade de vida aos nossos produtores rurais através da agricultura familiar”, disse.

A deputada explicou que os produtos adquiridos pelo governo ajudarão na complementação da merenda escolar nas escolas da rede pública de ensino, além de outras instituições que desenvolvem um papel social. “Após o lançamento do programa, visitei algumas escolas e pude perceber o entusiasmo da comunidade escolar com os resultados do PPA. O programa oferece uma melhor qualidade de vida para os alunos, sem contar que aquecerá a economia do Alto Acre”, complementou.

A parlamentar comentou ainda a eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia (STR), realizada no dia 20 de julho, que elegeu a nova diretoria e conselho fiscal. Ela parabenizou a presidente eleita, Francisca Bezerra dos Santos.

“Estou muito feliz com o resultado. Dona Francisca é a primeira mulher presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia, e foi eleita democraticamente. O sindicato tem uma média de quatro mil sócios que atuam fortemente em suas representações. Quando fui prefeita de Brasiléia sempre fiz questão de apoiar esse movimento. Meu mandato estará sempre à disposição deles para o que precisarem”, enfatizou.
A deputada também destacou a reforma que está sendo realizada na escola estadual Valéria Bispo Sabala, localizada no km 26 da BR-317, Estrada do Pacífico sentido Brasiléia/Assis Brasil. A unidade de ensino foi construída em 2012, época em que Leila Galvão foi prefeita de Brasiléia, com o objetivo de atender os filhos dos produtores rurais daquela região.

“Visitei a escola e na ocasião conversei com os alunos e professores e eles estão muito satisfeitos com a reforma que está sendo executada através de uma reivindicação que fiz junto ao governo do Estado. Sempre me emociono quando vou àquela escola, ela foi construída na época que fui prefeita de Brasiléia para atender os filhos dos produtores rurais que não tinham acesso ao ensino. Abraçamos a causa e com o apoio do governo conseguimos implantar a unidade de ensino que atualmente atende 500 alunos. Uma conquista importante, que mudou a realidade dos filhos dos produtores rurais daquela região”, concluiu.

Mircléia Magalhães