Deputado Heitor Júnior diz que Julho Amarelo não recebeu apoio do Executivo para o combate às hepatites

heitorr020816Na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Heitor Júnior (PDT) fez uso da tribuna nesta terça feira (2) para falar sobre o combate às hepatites no Estado. Segundo ele, 552 pacientes receberam a nova medicação para o combate à doença. Ele lamentou a falta de apoio do governo do Estado e das prefeituras na divulgação das ações do Julho Amarelo, período destinado à conscientização para erradicar essa patologia.

“Quero me reportar aqui a uma novidade especial, pois no mês de combate às hepatites virais, que foi o Julho Amarelo, nós, do Acre, podemos comemorar 552 pessoas que ficaram curadas com a nova medicação. Temos uma estrutura de transplante fantástica, mas não temos doadores. A captação de órgãos deixa muito a desejar. Não foi utilizada a estrutura da mídia governamental para estampar essa campanha. Não se viu uma ação de governo ou da prefeitura”, citou.

O parlamentar destacou o trabalho desenvolvido pela Associação dos Portadores de Hepatites do Acre (Aphac) durante o Julho Amarelo. Foram realizados seis mil testes rápidos. “Só em Porto Walter foram dois mil testes. Contabilizando seis mil no Estado todo”, enfatiza.

Heitor Júnior denunciou, ainda, que o aparelho para a realização do exame de endoscopia do Hospital das Clínicas do Acre está há três meses necessitando de reparos. “Peço que seja providenciado o conserto porque está há três meses paralisada a realização desse exame e isso tem prejudicado a população”, cita.

Outra situação trazida pelo pedetista é o suposto impedimento de pacientes para a realização das sessões de hemodiálise. “A presidente da Apartac denuncia que dois pacientes foram impedidos de fazer hemodiálise por conta de uma briga com uma enfermeira. Eu não quero crer que isso seja verdade. Já levei o caso para o secretário Gemil acompanhar, porque isso não pode acontecer”, argumenta.

José Pinheiro