Deputada Eliane Sinhasique pede que Detran sinalize rodovias antes de notificar condutores

eliane120716A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) destacou na sessão desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a lei que torna obrigatório trafegar em rodovias federais com o farol aceso durante o dia. A mudança no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) já está valendo, o descumprimento será considerado infração média, com multa de R$ 85,13 e 4 pontos na carteira de habilitação.

A oposicionista fez críticas ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) afirmando que o órgão tem notificado os condutores sem ao menos oferecer uma sinalização adequada aos mesmos. “No último final de semana, alguns condutores foram notificados por não dirigir com o farol ligado durante o dia. O problema é que os motoristas não sabem onde começa e onde termina a rodovia federal. A verdade é que não existe uma sinalização clara indicando onde é rodovia federal, estadual e rural”, disse.

A parlamentar pediu que o Detran sinalize devidamente as rodovias antes de notificar os condutores. “O certo seria que o Detran sinalizasse as estradas, colocasse placas de orientações para só depois fazer as notificações e expedições de multas. Enquanto não houver a sinalização devida, que indique claramente onde o motorista deve usar o farol aceso, eu discordo das notificações”, enfatizou.

Eliane Sinhasique apresentou ainda quatro indicações. A primeira solicita que o prefeito Marcus Alexandre (PT) viabilize, junto ao órgão gestor competente, a desobstrução do bueiro localizado na Rua da Maçã, esquina com a Travessa Maçã, no Bairro Mocinha Magalhães. “O bueiro transborda e escorre a céu aberto no entorno das residências. O esgoto fica exposto por não haver tampa protetora no bueiro. Os moradores são obrigados a conviver com a sujeira e a água poluída, que trazem consigo um cheiro insuportável e, principalmente, a proliferação do mosquito da dengue”, disse.

A segunda indicação, também encaminhada ao prefeito de Rio Branco, solicita o asfaltamento da rua do Ramal do Macarrão, no bairro Belo Jardim I. De acordo com a deputada, os moradores daquele bairro estão sofrendo sérios problemas com a falta de infraestrutura do local. “Trata-se de uma via pública onde residem muitas famílias. Segundo os próprios moradores, a poeira intensa tem causado muitos problemas de saúde às pessoas, atingindo, principalmente, idosos e crianças”, relatou.

Outra indicação pede que o governo do Estado viabilize junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado a instalação de um posto policial na Vila Acre. “As famílias que residem na Vila Acre precisam de um suporte de segurança, elas vivem amedrontadas. Precisamos garantir à população daquela localidade dignidade, segurança e qualidade de vida”, complementou.

A quarta e última indicação solicita que o governo do Estado providencie junto ao órgão competente a instalação de um Posto de Atendimento Eletrônico (PAE) da Caixa Econômica Federal no centro administrativo da Cidade do Povo. Eliane Sinhasique relatou que já solicitou junto ao Superintendente da Caixa Econômica Federal do Acre, Márcio Fiod Martins, a instalação de um Posto de Atendimento Eletrônico no local e que apesar da resposta ter sido positiva, foi condicionada à indicação de um local onde possa funcionar.

“Os moradores da Cidade do Povo sofrem muitos transtornos por não haver posto de atendimento bancário no bairro, inviabilizando suas transações financeiras, como, por exemplo, sacar o benefício do Bolsa Família e benefícios previdenciários. Isso sem falar no custo para ir a um posto de atendimento bancário próximo que, segundo os moradores, é muito alto”, destacou.

Mircléia Magalhães