Deputado Jesus Sérgio quer banir trotes vexatórios e sugere práticas solidárias em universidades do Acre

jesus050716O deputado Jesus Sérgio (PDT) apresentou na sessão desta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), dois projetos de lei e uma resolução que tratam acerca dos trotes estudantis aos alunos calouros de instituições de ensino superior públicas e privadas do Acre.

O PL propõe banir as velhas práticas de trote estudantil e sugere que seja disponibilizado um canal de interação, por meio de uma ouvidoria, nos primeiros 30 dias do início das aulas, a fim de receber denúncias de trote vexatório.

Em outra preposição, o parlamentar propõe que as faculdades passem a adotar a “Campanha Trote Solidário”, a fim de estimular a realização de ações sociais, como arrecadação de alimentos e serviços, como por exemplo, aconselhamentos jurídicos, de saúde, reforço escolar, esporte e cidadania, entre outros a serem realizados anualmente, na primeira semana acadêmica por graduandos veteranos com acompanhamento e supervisão dos respectivos centros acadêmicos.

De acordo com Jesus Sérgio, as propostas visam fortalecer o ambiente universitário, por meio de atividades que promovam a convivência saudável entre alunos, professores, funcionários e comunidade e, assim, estimular os estudantes (calouros e veteranos) a exercitarem os conhecimentos e práticas solidárias.

O deputado sugeriu, ainda, que a Assembleia Legislativa conceda “Selo Trote Solidário” às instituições de ensino superior que apresentarem as melhores ações de organização e recepção de “calouros”.

Jesus Sérgio anunciou também a assinatura e publicação dos Convênios Nº 0006/2016 e 0005/2016, firmados entre o Deracre e as prefeituras de Tarauacá e Feijó para obras de recuperação de ramais que totalizam R$ 270. 900,00.

O parlamentar explicou que desse total, o Deracre destinou R$ 210.450,00 (duzentos e dez mil, quatrocentos e cinquenta reais) ao município de Tarauacá, que deverão ser empregados na compra de combustível e insumos. A verba inclui ainda serviços de recuperação em algumas áreas urbanas do município.

Outros R$ 60.450,00 (sessenta mil, quatrocentos e cinquenta reais) foram destinados à prefeitura de Feijó. A verba deverá ser aplicada exclusivamente para compra de combustível.

“Uma notícia boa para a população desses dois municípios. Agradeço ao governo do Estado e ao diretor-presidente do Deracre, Cristovam Pontes, por ter atendido minhas reivindicações. A recuperação dos ramais de Feijó e Tarauacá mudará para melhor a vida dos produtores rurais daquela região”, concluiu.

Mircléia Magalhães