loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Educação da Aleac aprova PL que institui o Programa de Conscientização sobre a Importância da Vacinação contra o Vírus HPV

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou nesta quinta-feira (23) o Projeto de Lei nº 140/2015, de autoria do deputado Raimundinho da Saúde (PTN). A matéria institui o Programa de Conscientização e Esclarecimento sobre a Importância da Vacinação Contra o Vírus HPV nas escolas da rede pública e privada de ensino no Acre.

Em seu parecer, o relator da proposição, deputado Antônio Pedro (DEM), ressaltou a importância do assunto e defendeu a inserção do tema nas escolas acreanas. “É louvável e deve, sim, ser inserido no âmbito escolar. Essa relatoria entende que deve ser implantado nas escolas públicas e privadas do Acre”, conclui.

Já o autor da proposta, deputado Raimundinho da Saúde (PTN), disse em sua justificativa que a vacina. “Trata-se de um enorme avanço da medicina na prevenção ao câncer de colo do útero. Todavia, a pouca informação e até mesmo o total desconhecimento das pessoas tem prejudicado a efetivação desse serviço de imunização”, salienta.

Além desse projeto, os membros da Comissão aprovaram, ainda, os Projetos de Lei nº 14/2016 e 19/2016, de autoria do deputado Chagas Romão (PMDB). O primeiro institui a Campanha Estadual Antitabagismo nas escolas acreanas. O outro institui a Campanha Estadual de Combate às Drogas nas Escolas do Acre. Por abordarem temas relacionados, o relator da matéria, deputado Daniel Zen (PT), apensou as matérias tornando-as uma única proposta.

José Pinheiro
Agência Aleac