Com a presença do presidente da Federação Nacional dos Engenheiros, Aleac homenageia categoria

engenheiros140616A Assembleia Legislativa do Acre realizou um ato solene nesta terça-feira (14) para homenagear os engenheiros acreanos. A solenidade é fruto do requerimento do deputado licenciado, Lourival Marques (PT). A ideia é contribuir com as discussões do Fórum de Engenharia e Sustentabilidade, que acontece de 14 a 16 deste mês, em Rio Branco.

Em pronunciamento, o presidente do Poder Legislativo, deputado Ney Amorim (PT), ressaltou a importância dos engenheiros para a sociedade. Ele justificou ainda a ausência do autor do requerimento, que solicitou a solenidade, o atual secretário de Estado, Lourival Marques.

“É uma honra recebê-los neste plenário. É inegável a contribuição que os engenheiros têm dado ao desenvolvimento do país, são incontáveis as realizações positivas para a humanidade oriundas da engenharia. Quero justificar a ausência do autor do requerimento que pediu esta sessão. Lourival Marques está licenciado do seu mandato como deputado estadual e atualmente atua como secretário de Estado e hoje está cumprindo agenda do governo”, explicou.

O presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Celso de Campos Pinheiro, disse que a engenharia vive um momento delicado. Para ele a categoria deve se unir para superar os obstáculos do dia a dia. Na oportunidade, ele recebeu das mãos do presidente Ney Amorim o título de cidadão acreano. “Com a engenharia unida nós poderemos apresentar ao governo propostas factíveis para o desenvolvimento do país. Nossa intenção com a realização do Fórum é de propor ideias para garantir o avanço do Brasil. Nós queremos ajudar”, disse.

Murilo parabenizou, ainda, o Sindicato dos Engenheiros do Acre pelo lançamento do projeto ‘Engenharia Unida’. “Não poderia deixar de parabenizar o Sindicato dos Engenheiros do Acre pelo lançamento do projeto ‘Engenharia Unida’. Trata-se de uma iniciativa salutar que discutirá projetos relevantes para a sociedade brasileira. A programação do Fórum prevê a discussão de temas importantes como investimentos na Matriz Energética Brasileira, Rodovia Transoceânica, Ferrovia Biocêanica, Produção Agroindustrial e Exploração da Reserva do Bambu/Acre”, enfatizou.

Já o presidente Nacional da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, disse que é necessário construir uma agenda positiva para o Brasil. E citou que nesse papel a engenharia é fundamental para que o país consiga superar a crise e volte ao crescimento, distribuindo renda e permitindo a consolidação da cidadania.

“Precisamos de uma política de construção do Brasil e nada melhor que os engenheiros para que isso aconteça. Temos sofrido muito. A UGT é uma central sindical que se orgulha de ter o Sindicato dos Engenheiros”, salienta.

O presidente do Sindicato dos Engenheiros do Acre, Sebastião Fonseca, lembrou a aprovação da Lei Cartaxo, que institui o Plano de Carreiras e Remuneração dos profissionais de engenharia. Parabenizou ainda o presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), pelos trabalhos que o mesmo tem realizado à frente da Casa Legislativa.

“Agradeço a esta Casa, que recentemente aprovou a Lei Cartaxo por unanimidade. A engenharia acreana agradece a cada deputado que votou a favor do nosso plano de carreiras e remuneração. Ao meu amigo deputado Ney Amorim quero dizer que me sinto honrado em vê-lo na presidência da Assembleia Legislativa. Saiba que tens o respeito da nossa classe.

O deputado Jamyl Asfury (PDT) destacou a atuação do Parlamento em relação aos temas que atingem a vida dos acreanos, sobretudo a engenharia, que permite a geração de milhares de empregos e renda para as famílias acreanas.

“É uma honra poder falar em nome dos deputados estaduais. Como engenheiro civil, quero dizer a todos os profissionais dessa área que vocês estão sendo representados por parlamentares que verdadeiramente atuam pela classe trabalhista. Tivemos avanços substanciais em nosso Estado, a engenharia tem sido protagonista de projetos importantes e por isso merece todo reconhecimento”.

Aproveitando a presença dos representantes da engenharia no Acre, o deputado Jairo Carvalho (PSD) sugeriu que seja realizado um estudo para ver a possibilidade de viabilização da construção de eclusas no Rio Acre, garantindo o abastecimento de água no verão amazônico, minimizando, ainda, os efeitos das cheias no período chuvoso.

“Utilizo este tempo para deixar uma ideia para os senhores engenheiros do nosso Estado quanto a dois fenômenos que acontecem no nosso Estado, que é a grande cheia do nosso Rio Acre, a qual acarreta um prejuízo de R$ 200 milhões e outro que é a seca. O nível de água está baixíssimo. Eu estava pensando em alguma ideia, quem sabe a longo prazo, para resolver este problema. Criar uma grande represa nas cabeceiras. Seria um projeto para daqui a 10 anos, 20 anos”, finaliza o parlamentar.

José Pinheiro