Deputada Leila Galvão ressalta trabalho da Comissão Especial que analisa limites intermunicipais

leila080616A líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputada Leila Galvão, falou na sessão desta quarta-feira (8) a respeito da Comissão Especial que analisa os limites intermunicipais. Ela pontuou que a Comissão oficializou os 22 municípios, entretanto, apenas cinco se manifestaram até o momento.

“Quero falar a respeito da Comissão que foi criada no mês de abril, a nosso pedido, para cuidar da revisão dos limites territoriais. Gostaria de repassar para todos os presentes que a Comissão tem trabalhado, tem se reunido. Encaminhamos expediente para todos os municípios para que eles pudessem se manifestar sobre a atual legislação que fixa os limites intermunicipais. Em relação aos 22 municípios que se manifestaram, nós recebemos a documentação de cinco apenas”, disse a parlamentar, que é também presidente da Comissão Especial.

Leila Galvão explicou que esse é o momento de ouvir os envolvidos, colher as informações para que os próximos passos sejam tomados. Ela garantiu que a Comissão buscará celeridade na análise da matéria, respeitando os prazos estabelecidos a fim de elaborar uma legislação que atenda os interesses das comunidades envolvidas.

“A Comissão está empenhada para que possamos apresentar uma proposta a esta Casa e votarmos uma legislação que atenda realmente a nossa população. Já ouvimos o Incra, Iteracre, IBGE e hoje ouvimos o representante da prefeitura de Rio Branco”, salienta.

A parlamentar ressaltou, ainda, um problema que vem enfrentando a população do Alto Acre. Ela citou que uma barreira se formou ao longo da BR-317, no trecho de Capixaba. São trabalhadores sem-terra que aguardam decisão do Incra sobre uma área litigiosa. Para Leila Galvão, é necessária a união da bancada federal com a finalidade resolver a situação, isso porque a rodovia por muitas vezes é interditada pelos manifestantes causando transtornos. Entretanto, é necessário dar uma solução para esses trabalhadores.

“Quem vai para Xapuri, Brasileia e Epitaciolândia quase que diariamente se depara com uma barreira na BR-317. Eu gostaria que pudéssemos fazer um movimento e amenizar aquela situação. Aquele movimento está atrasando em até 3 horas a viagem. A economia da região do Alto Acre está sendo prejudicada. Só penso que não dar para ficar de mãos atadas ou não fazer nenhum movimento para resolver aquela situação. O Acre não pode ser prejudicado e as famílias não ter nenhuma resposta”, afirma a deputada petista.

Finalizando, Leila Galvão comentou o discurso do colega pedetista Jesus Sérgio. Ela frisou que nessa questão dos ramais, as prefeituras também têm a sua responsabilidade e não apenas o governo do Estado através do Deracre.

“Quando se vota o orçamento das prefeituras, tem recursos para os ramais. Não vou me furtar de cobrar o Deracre. Não me furtarei de fazer as devidas cobranças ao Incra e muito menos às prefeituras que se comprometeram nas eleições. Quando as eleições se aproximam, a principal proposta dos candidatos a prefeito é a recuperação de ramais e quando ganham mudam o discurso”, argumenta.

José Pinheiro