loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Raimundinho da Saúde pede respeito a funcionários da maternidade de Rio Branco

raimundinho070616O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) disse na sessão desta terça-feira (7) que os funcionários da Maternidade Bárbara Heliodora merecem respeito. Segundo o parlamentar, os profissionais de saúde estão indo trabalhar com certo receio após aquela unidade de saúde receber críticas por conta do caso das mortes de bebês.

“Já faz alguns dias que os servidores da maternidade estão indo trabalhar preocupados. Criou-se um clima tenso e isso não é legal. Esses profissionais são pais e mães de família e merecem ser respeitados. Eles dedicam suas vidas para atender bem a nossa população, para salvar vidas. Não podemos generalizar”, disse.

O parlamentar pediu ainda que o governo do Estado realize cursos para enfermeiros especialistas nos municípios isolados. O objetivo, de acordo com Raimundinho da Saúde, é qualificar os profissionais do interior em obstetrícia. Dessa forma, as gestantes teriam todo o acompanhamento necessário durante o pré-natal.

“Se os enfermeiros de Santa Rosa e Jordão, por exemplo, fizessem um curso de obstetrícia, as grávidas poderiam fazer todo o processo do pré-natal com maior segurança, sem ter que sair de suas cidades. Seria uma maneira de desafogar também a maternidade de Rio Branco”, finalizou.

O deputado também falou das unidades habitacionais que foram entregues pelo governo do Estado às famílias que residiam em áreas de risco. “É importante ressaltar que muitas famílias foram retiradas de áreas de risco e colocadas em local seguro. Hoje estamos acompanhando o drama dos moradores que viviam do aluguel social e que atualmente estão acampados no hall do Poder Legislativo. É uma situação delicada que tenho certeza que será resolvida em breve”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac