loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jesus Sérgio pede celeridade na liberação de recursos para recuperação da BR-364

jesus070616O deputado Jesus Sérgio (PDT) voltou a falar na sessão desta terça-feira (7), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), sobre as péssimas condições de trafegabilidade da BR-364. O parlamentar afirmou que a cada dia se torna mais demorada a viagem das pessoas que dependem da estrada. Sérgio disse que foi a Brasília pedir ao diretor-geral do DNIT rapidez na liberação de recursos para a recuperação rodovia.

“Cumpri agenda no último final de semana em Tarauacá e confesso que a estrada está ainda pior do que antes. A estrada está cheia de buracos e eles só aumentam com o passar do tempo. Estive reunido com o diretor-geral do DNIT, em Brasília, e falei da minha preocupação com relação a precariedade da BR. Pedi ainda celeridade no projeto que eles estão realizando para a reconstrução da estrada”, disse.

O parlamentar relatou que se reuniu com o diretor-geral do DNIT, em Brasília, Valter Casimiro, na última quinta-feira (2) para tratar da liberação dos recursos para recuperação e manutenção da BR; remanejamento de servidores do DNIT de Rondônia para o Acre e a instalação de uma unidade administrativa daquele departamento na Regional Tarauacá/Envira.

“Expliquei ao diretor-geral do DNIT que o departamento do Acre conta com poucos servidores e a vinda de outros profissionais de Rondônia será primordial na elaboração de projetos técnicos da BR. O gestor informou que quatro servidores serão remanejados para o Acre nos próximos dias, sendo dois engenheiros e dois técnicos. Valter informou também que a estimativa é que num prazo de 15 dias o projeto que propõe a recuperação da estrada seja apresentado e até o final de junho será licitado, podendo se estender por mais 45 dias”, complementou.

O parlamentar ressaltou ainda a importância das três indicações que apresentou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O objetivo das indicações é reivindicar junto às empresas responsáveis pelos trechos Sena Madureira/Rio Macapá; Rio Macapá/Rio Tarauacá; Rio Tarauacá/Liberdade a realização de uma operação tapa-buracos nos trechos considerados mais críticos.

“Apresentei três indicações solicitando que as empresas responsáveis realizem uma operação tapa-buracos nos trechos mais críticos da BR-364. Pode ser uma ação de tapa-buracos com uso de barro mesmo, até que os recursos federais para a recuperação sejam liberados. Pedi também que realizassem serviços de sinalização, a fim de assegurar o tráfego e, com isso, evitar a interdição da BR, bem como diminuir possíveis acidentes e prejuízos”, destacou.

Sérgio também comentou o requerimento de autoria do deputado Luiz Gonzaga (PSDC), que solicita a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os gastos com as obras de recuperação da BR-364. “Muitas pessoas estão questionando o fato de eu não ter assinado ainda o pedido de CPI. Só vou assinar esse pedido quando eu tiver os argumentos suficientes para explicar minha decisão. Eu sou um dos parlamentares que mais cobro a recuperação da BR-364, eu sei da importância dessa estrada para a população acreana”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac