loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Heitor Júnior visita Maternidade Bárbara Heliodora e diz que um dos problemas é a falta de profissionais

heitor070616O deputado Heitor Júnior (PDT) ressaltou, durante a sessão desta terça-feira (7), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a situação da Maternidade Bárbara Heliodora. Ele pediu a contratação de mais profissionais em saúde. Para o parlamentar, a necessidade é latente.

“Obviamente que há problemas, falta de médicos, enfermeiros e técnicos, além de equipamentos essenciais para evitar a morte de bebes. Nós estamos fazendo a fiscalização com responsabilidade, mas a prerrogativa do deputado é muito limitada no que diz respeito aos procedimentos administrativos que cabem ao governador e ao secretário de Saúde, Gemil”, pontua.

Heitor Júnior ressaltou outro problema visível na Maternidade: a questão da superlotação. “Hoje a maternidade encontra-se sufocada porque não funciona em outros municípios como Senador Guiomard, Plácido de Castro”, observa.

Quanto ao caso do bebê que veio a óbito no último final de semana, ele explicou que a criança nasceu com má formação. Nesse caso, não houve erro de procedimento. Ele acrescentou que a unidade é referência no Estado e não um local em que se matam bebês.

“O que ocorreu com a criança na madrugada de domingo foi uma má formação. Não foi erro médico. Aquela unidade não mata crianças. Muitas mães estão com medo e fazendo parto em Rondônia. O trabalho feito na Maternidade Bárbara Heliodora é muito eficiente em se tratando de partos normais e cesáreas. Aquela unidade precisa de uma forte gestão, mas lá não se mata criança”, pontua.

Por fim, o pedetista comentou sobre sua participação na reunião anual da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). “Quero registrar a nossa ida à reunião da Unale. Uma reunião de grande importância para o desenvolvimento do país”, citou.

José Pinheiro
Agência Aleac