loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Aleac realiza sessão solene em homenagem ao Centenário da Polícia Militar do Acre

homepm250516Por iniciativa da Mesa Diretora a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta quarta-feira (25) sessão solene em alusão ao Centenário da Polícia Militar do Estado do Acre. O presidente do Poder Legislativo, deputado Ney Amorim (PT), fez a abertura da solenidade ressaltando a importância da Polícia Militar para o Acre. Para ele a homenagem é justa levando em consideração os trabalhos prestados pela instituição à população acreana.

“Essa homenagem é uma demonstração do reconhecimento dos trabalhos prestados pelos policiais militares no nosso Estado. É uma homenagem nossa, dos 24 deputados. Esses profissionais saem de casa para cuidar das nossas famílias e isso não tem preço. Sei que tivemos avanços importantes neste setor, mas sabemos que muito ainda precisa ser feito para valorizar nossos policiais. Parabenizo todos os policiais em nome do coronel Kinpara que tão bem nos representou durante missão na ONU. Esta Casa estará sempre de portas abertas para atendê-los”, disse.

O secretário Segurança Pública do Estado, Emylson Farias, parabenizou o presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), pela iniciativa de homenagear a Polícia Militar pelo seu centenário. Destacou ainda que a PM representa a força da Segurança Pública do Acre.

“Parabenizo o presidente pela iniciativa desse ato. Hoje é um dia de muita alegria, diariamente temos a honra de trabalhar ao lado de homens e mulheres da Polícia Militar, todos dando seu melhor pela segurança do Estado. A PM representa e materializa a força da Segurança Pública no Estado. No dia de hoje nada mais justo do que reverenciar e agradecer a cada um dos senhores que são verdadeiros guardiões da estrela altaneira”, destacou.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Júlio César, ressaltou que esse é um momento ímpar para a corporação e que os reconhecimentos devem ser estendidos também aos funcionários civis da PM.

“Esse é um momento ímpar na história da Polícia Militar. Aos deputados presentes e a todos os demais representantes agradeço a oportunidade de estar aqui. Agradeço a Deus por estar nesse centenário como comandante. Toda honra que nos é dada é também de toda a corporação e demais funcionários civis. Externo um orgulho pessoal que sinto, a história da PMAC está intimamente ligada ao orgulho de cada acreano. Somos forjados para desenvolvermos plenamente nossa missão constitucional com hierarquia e disciplina”, enfatizou.

O diretor de operações da Polícia Militar do Estado, tenente-coronel Marcos Kinpara, agradeceu a homenagem do Poder Legislativo ao mesmo tempo em que reafirmou o compromisso da PM com a população acreana.

“Ser homenageado nesta Casa pelo centenário da PM é muito gratificante, não tem preço. Tenho certeza que cada soldado realiza as missões do dia a dia com muita dedicação e esforço. Eu amo vestir essa farda, me realizo quando estou servindo meu povo. Passei por experiências incríveis durante minha missão nas Forças de Paz da ONU, são os conhecimentos que adquirimos no exercício desta profissão que nos fazem acreditar que estamos no caminho certo”.

No final da solenidade foi entregue o título de cidadão benemérito do Estado do Acre ao tenente-coronel Marcos Kinpara, em homenagem a sua participação na missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

O presidente Ney Amorim entregou ainda a comenda da Ordem do Mérito Legislativo ao coronel Júlio César, comandante geral da PM.

O plenário fez ainda um minuto de silêncio em homenagem aos policiais militares que faleceram no exercício de suas atribuições como policiais.

O que os deputados disseram:

Josa da Farmácia (PTN)
“Quero dizer que vocês são bem-vindos a esta Casa e eu estou feliz por esse reconhecimento, lamento apenas por não estarem todos aqui. Parabenizo a todos na pessoa do comandante, pessoa pela qual tenho muito respeito. Na década de 80, quando alguns governos não tinham compromisso com os senhores, ainda assim a classe passou por lutas e hoje são mais que vencedores. Eu quero, de coração, agradecer a vocês que têm cuidado de todos nós. Que Deus os proteja”.

Raimundinho da Saúde (PTN)
Cumprimento todos os integrantes da Polícia Militar presentes nesta sessão. Esse é um evento de uma grandiosidade, onde todos os acreanos se orgulham por essa corporação que se esforça e se desdobra para atender todas as demandas. Peço às autoridades da PM que deem uma olhada com carinho para o interior do Estado. Na Aleac, nós aprovamos com muito orgulho o benefício de proventos para a categoria. O nosso mandato está à disposição de toda a polícia, para contribuir com tudo que beneficie nossa população.

Maria Antônia (PROS)
“Receber a Polícia Militar aqui para essa homenagem é uma grande satisfação. É uma alegria muito grande participar do centenário da PM, eu que tenho familiares que fazem parte dessa corporação e são um orgulho para nossa família. Vocês estão nas ruas nos protegendo mesmo quando estamos dormindo no aconchego do lar. São verdadeiros anjos da guarda para nós, por isso eu peço a Deus que projeta cada uma de vocês e estaremos sempre lutando por políticas públicas que valorizem o trabalho digno e primordial que vocês exercem”.

Daniel Zen (PT)
“É uma honra receber os policiais militares nesta Casa nesta ocasião. É um contentamento e satisfação para mim, pois sabemos que a principal função da corporação é manter a segurança do Estado, esse é um dor perfis mais bonitos dessa classe. A Polícia Militar do Acre é reconhecida nacionalmente como a mais honesta do Brasil. Além do trabalho de cunho social, que procura não só atacar os efeitos da violência, mas também ir nas causas, no que diz respeito ao comportamento e à imagem que nossa juventude tem das policias. Nós, acreanos, devemos ter orgulho da nossa PM”.

Antônio Pedro (DEM)
“Uma homenagem justa, pois sabemos o trabalho importante que a Polícia Militar realizar no Estado. Sabemos que esses profissionais trabalham com amor mesmo em meio a tantas dificuldades. A verdade é que muito ainda precisa ser feito pela Segurança Pública do Acre, mas ficamos gratos e reconhecemos o esforço dos nossos policiais para garantir a segurança da população acreana”.

Jairo Carvalho (PSD)
“Quero cumprimentar a mesa na pessoa do presidente Ney Amorim, que muito bem nos representa nesta Casa. Parabéns deputado Ney Amorim por essa iniciativa em homenagear a Polícia Militar pelo seu centenário. A Polícia Militar é o anjo da guarda dos acreanos. Heróis em noites frias e noites quentes, expondo suas vidas para resguardar o cidadão”.

Heitor Júnior (PDT)
“Quero parabenizar essa categoria pelos relevantes serviços prestados à população acreana. Estamos debatendo a provação do PL que isenta o ICMS para compra de armas, munições e coletes porque policial tem que andar armado e bandido tem que ficar na cadeia. Existe uma mobilização nacional para que a gente possa mudar as leis atuais, pois sabemos que as mesmas não funcionam. Não podemos aceitar essa vergonha que são as leis nacionais. Por mim criminoso deveria pegar prisão perpétua”.

Jamyl Asfury (PDT)
“O governo do Estado tem se esforçado muito para garantir melhorias para a Segurança Pública do Acre. Como policial federal eu sei das lutas que vocês enfrentam. Sei do trabalho árduo e a dedicação que essa profissão necessita. Temos uma importância muito grande no contexto social do Brasil. Parabéns à nossa polícia, é uma honra sermos reconhecidos como a polícia mais honesta do país”.

Eliane Sinhasique (PMDB)
“Quero dizer a todos vocês parabéns! Vocês que lutam no dia a dia para dar segurança à população do Estado do Acre. Eu também lamento os muitos cortes que são feitos na Segurança Pública e impactam na função de vocês. Acabar com a dupla Cosmo e Damião e a Polícia da Família foi um erro do governo. Peço ao senhor comandante que repense essas frentes de trabalho e as reponha em prática”.

Jenilson Leite (PCdoB)
“A Polícia Militar cumpre parte do papel da Segurança Pública do Estado. Nessa obra, que é de muita gente, de outras instituições, a PM tem realizado um bom trabalho, mesmo em meio às dificuldades financeiras que o Estado enfrenta. Chegar ao centenário e ter a honra de ser reconhecida como a polícia mais honesta do Brasil não tem preço. Isso é fruto de um trabalho árduo e muito comprometimento. Existe no Acre uma política estadual que tem responsabilidade com a segurança pública, o exemplo disso é que o comando tem buscado fazer o que é possível para atender, inclusive, os municípios mais isolados do Estado”.

Mircléia Magalhães, Andressa Oliveira e José Pinheiro
Agência Aleac