Deputado Lourival Marques pede afastamento da Aleac para assumir Seaprof

lourival240516O deputado Lourival Marques (PT) anunciou na sessão desta terça-feira (24) que deixará a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para assumir a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). O parlamentar, que apresentou o pedido de afastamento do cargo à Mesa Diretora, disse que ficou surpreso com o convite do governador, mas que aceitou para fazer parte de um projeto que acredita muito.

“Fiquei surpreso com o convite do governador, mas aceitei voltar para Seaprof para dar continuidade ao trabalho que iniciei lá em 2011 quando assumi aquela secretaria pela primeira vez. Vou voltar a colaborar com o crescimento do setor produtivo do Estado, o que eu mais quero é ver o Acre crescer”, disse.

O parlamentar disse que trabalhará dia e noite para garantir o fortalecimento das atividades de produção nos 22 municípios do Acre. “Os deputados de situação e oposição desta Casa não terão um secretário na Seaprof, terão um amigo. Agradeço o companheirismo e cumplicidade de todos e a partir de agora contem comigo na Seaprof. Juntos garantiremos o fortalecimento do setor projetivo tanto na capital quanto no interior”, enfatizou.

O deputado destacou ainda que a Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), está realizando a Semana de Respeito ao Contribuinte e Liberdade de Impostos para profissionais da área jurídica, estudantes de direito, empresários e população em geral.

De acordo com Lourival Marques, o objetivo do evento é conscientizar a população sobre a necessidade de retorno dos tributos que são pagos. “Essa manifestação também pede que a reforma tributária seja feita e que os direitos dos contribuintes sejam respeitados. Uma manifestação justa e necessária” ressaltou.

O evento, que acontece entre os dias 21 e 30 de maio, conta com uma programação de manifesto e palestras, com certificado de 4 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do e-mail cursosoabac@gmail.com.

O parlamentar parabenizou ainda o governo do Estado pelo início das atividades do programa Quero Ler – Alfa 100 em Rio Branco, que pretende atender neste ano cinco mil pessoas na zona urbana e outras duas mil na zona rural na capital. A aula inaugural aconteceu ontem (23), no auditório do Teatro Plácido de Castro, com a presença do governador Tião Viana (PT).

O Quero Ler é o programa do governo do Estado, apoiado pelo governo federal, que tem o objetivo de erradicar o analfabetismo no Acre até 2018 em pessoas maiores de 15 anos. Até o início de 2015, 13,5% da população do Estado não sabia ler e escrever.

Os alunos matriculados no programa vão estudar nos próximos cinco meses no Alfa 100 e só então passarão a ingressar no Quero Ler – EJA, que é a Educação de Jovens e Adultos. Ao todo, o programa de alfabetização tem duração de oito meses.

Lourival Marques apresentou uma moção de pesar pelo falecimento do ex-servidor do Poder Legislativo, Zezé Gouveia. O servidor da Aleac morreu na madrugada desta terça-feira, ele estava internado na UTI do Hospital Santa Juliana fazia mais de uma semana para tratar de uma pneumonia.

Zezé Gouveia foi diretor-geral da Assembleia Legislativa do Acre, secretário de Estado e chefe de gabinete da prefeitura de Rio Branco. Seu corpo está sendo velado na capela da funerária São João Batista, na Avenida Antônio da Rocha Viana. O sepultamento ocorre hoje, às 17h, no cemitério Morada da Paz.

Mircléia Magalhães