Deputado Daniel Zen repudia agressões a Eliane Sinhasique e diz que episódio é um caso isolado

daniel240516O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen (PT), repudiou na sessão desta terça-feira (24) as agressões proferidas à deputada Eliane Sinhasique (PMDB) no último final de semana por um militante do Partido dos Trabalhadores. O parlamentar lamentou o ocorrido e afirmou que o PT não é conivente os ataques.

“O governador Tião Viana emitiu nota lamentando os ataques. Também através de uma nota o prefeito Marcus Alexandre se desculpou e repudiou o ocorrido. Ferir a honra de uma pessoa dessa forma é lamentável. O próprio jovem militante se arrependeu dos ataques que fez à parlamentar. Ele já se retratou e pediu desculpas, reconheceu que errou. Nós, do PT, nos envergonhamos do que aconteceu, o partido não foi e nunca será conivente com esse tipo de coisa”, disse.

Zen destacou ainda a inauguração da nova Unidade de Acolhimento Paolo Pera, localizada no Ramal Benfica, no Segundo Distrito da capital. A inauguração aconteceu no último sábado (21) e contou com a presença do prefeito Marcus Alexandre (PT), de deputados estaduais, vereadores, secretários municipais, membros da Igreja Batista Filadélfia e moradores da região.

A obra foi realizada através de emenda de deputado federal e da Prefeitura de Rio Branco. Ao todo foram investidos R$ 511,8 mil para o atendimento de homens adultos com necessidades decorrentes ao uso de crack, álcool e outras drogas. O deputado ressaltou a importância do centro terapêutico para a população acreana.

“Fui àquela inauguração a convite do deputado Jonas Lima e fiquei muito honrado em participar da solenidade. A Unidade de Acolhimento Paolo Pera atenderá os menos favorecidos, trabalhará com pessoas que estão passando por uma situação de complexa degradação humana. Uma obra incrível que teve o apoio de parlamentares federais, estaduais, da prefeitura de Rio Branco e do governo do Estado”, enfatizou.

A unidade Paolo Pera possui recepção, administração, dois vestiários para os internos, área de serviços, dormitórios, consultórios psicológicos e tem capacidade para 15 pessoas. O espaço vai funcionar como um componente de atenção residencial de caráter transitório da Rede de Atenção Psicossocial para adultos acima de 18 anos.

O deputado falou ainda do início das atividades do programa Quero Ler – Alfa 100 em Rio Branco, que só este ano pretende atender cinco mil pessoas na zona urbana e outras duas mil na zona rural na capital. A aula inaugural aconteceu ontem (23), no auditório do Teatro Plácido de Castro, com a presença do governador Tião Viana (PT).

O Quero Ler é o programa do governo do Estado, apoiado pelo governo federal, que tem o objetivo de erradicar o analfabetismo no Acre até 2018 em pessoas maiores de 15 anos. Até o início de 2015, 13,5% da população do Estado não sabia ler e escrever.

Os alunos matriculados no programa vão estudar nos próximos cinco meses no Alfa 100 e só então passarão a ingressar no Quero Ler – EJA, que é a Educação de Jovens e Adultos. Ao todo, o programa de alfabetização tem duração de oito meses.

“Um projeto incrível que tem o objetivo de erradicar o analfabetismo no Acre. Com muita alegria, a Aleac também dá sua contribuição. Aprovamos a lei geral das Bolsas Educacionais e a mesma foi sancionada ontem pelo governador. Por meio dela nossos educadores receberão um valor complementar além da Bolsa Brasil Alfabetizado”, complementou.

Para concluir, Daniel Zen destacou a audiência pública que a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Aleac realizou ontem (23), em Sena Madureira. A audiência discutiu a nova Lei de Gestão Democrática das Escolas da Rede Pública Estadual de Educação Básica.

Mircléia Magalhães