loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão Especial da Aleac recebe procuradores para tratar de recebimentos de honorários advocatícios pela classe

comesp110516Integrantes da Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) receberam na tarde desta quarta-feira (11) procutradores do Estado para tratar da Proposta de Emenda Constitucional n° 3/2016, que revoga dispositivos da Constituição do Acre.

A proposta visa adequar a Carta Estadual às novas disposições da Lei Federal n° 13.105, conhecida como Novo Código de Processo Civil e que determina que advogados públicos devem receber honorários advocatícios.

O Superior Tribunal de Justiça vinha compreendendo que “Por força do art. 4º, da Lei 9.527/94, os honorários advocatícios de sucumbência, quando vencedor o ente público, não constituem direito autônomo do procurador judicial, porque integram o patrimônio público da entidade. Os advogados públicos, por sua vez, têm travado uma constante luta em favor de que os honorários lhes sejam destinados.

É defendido que a medida não acarreta a liberação dos procuradores do Estado para atuação na advocacia privada, que continua sendo vedada através do art. 61 da Lei Orgânica da Procuradoria. De acordo com o documento, será propiciada a segurança jurídica mínima de suas atuações nos processos.

Após aprovação pela Comissão Especial, o documento agora será encaminhado ao plenário da Aleac para apreciação da Casa.

Andressa Oliveira
Agência Aleac