Comissão de Saúde da Aleac realiza audiência para acompanhar investimentos no setor

audpubsaude091014Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), presidida pelo deputado Eduardo Farias (PCdoB), realizou uma audiência pública juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde, na manhã desta quinta-feira, 9, para apresentar a prestação de contas dos investimentos em Saúde no segundo quadrimestre pelo Governo do Estado. Eduardo Farias disse que o objetivo é acompanhar a aplicação dos recursos destinados à Saúde e se as metas estão sendo cumpridas pelos gestores em Saúde.

“Estamos mais uma vez aqui reunidos para avaliar os investimentos feitos na área da Saúde. Essa é uma das prerrogativas da nossa Comissão, o objetivo aqui é avaliar os reais impactos na execução dos planos e metas em Saúde”.

Já o procurador do Ministério Público Estadual, da promotoria especializada em Saúde, Glaúcio Oshiro, salientou que a promotoria trabalha pela melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), acompanhando os investimentos dos recursos e garantindo o direito ao acesso à Saúde pelo cidadão.

A Secretaria de Estado de Saúde Suely Mello não participou da agenda, mas foi representada pela médica Marizi Lucena que deu uma panorâmica do que seria a audiência. Segundo ela, a ideia é dar visibilidade e transparência na aplicação dos recursos destinados à Saúde.

Marizi Lucena disse que o principal gargalo no atendimento ao cidadão é diminuir o tempo de espera, mas que todos os esforços estão sendo feito para que o paciente tenha um atendimento célere nas unidades de Saúde do Estado.
Também participaram da audiência o representante do Conselho Estadual de Saúde, Ninawá Hunikui; o procurador Carlos Maia representando o chefe do Ministério Público Estadual, Osvaldo de Albuquerque; e o representante do Ministério da Saúde no Acre, Hilder Halley Oliveira Dias.