loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Astério Moreira diz que TSE agiu com ‘serenidade’ em processo que envolve Tião Viana e aliados

asterio170914O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Astério Moreira (PEN), comentou sobre a decisão unânime tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última terça-feira, 16, em Brasília, quando declarou inocente o governador Tião Viana (PT), o senador Jorge Viana (PT), o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães (PCdoB) e o vice-governador, à época, César Messias (PSB). As acusações levantadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) são referentes às eleições de 2010. O MPE pedia a cassação do registro de diplomas de todos citados anteriormente na reportagem.

Astério Moreira destacou a gravidade de uma acusação política. Segundo ele, a morosidade da Justiça brasileira provoca desgastes à imagem do denunciado, além de haver um pré-julgamento e uma condenação antecipada.

“Desde a denúncia até o julgamento lá se vão quatro anos, a denúncia foi em 2010. A corte declarou por unanimidade inocentar, é uma corte. Poderiam aqui ser outras pessoas, outros políticos. Eu tenho chamado a atenção para isso porque quando há a formulação de denúncia já se tem  a tentativa de destruir politicamente a pessoa”, lembrou o deputado.
O parlamentar reconheceu que a Justiça brasileira agiu com serenidade e justiça no caso. Disse que no Acre, assim como no país, há excelentes juízes que agem à luz da legislação, de modo imparcial. Ele enalteceu as instituições no Acre e disse que essas fazem um trabalho isento de paixões partidárias.
“As esferas do Judiciário brasileiro são muito qualificadas. Os juízes do Acre são, na essência, excelentes juízes. Temos um Ministério Público atuante. As instituições, no Acre, são fortes, pois estão acima de qualquer partido”, ressaltou Astério.