loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jairo Carvalho lembra Dia Mundial da Água e diz que esgoto despejado no Rio Acre é crime ambiental

jairoc220316O deputado Jairo Carvalho (PSD) lembrou, durante a sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o Dia Mundial da Água comemorado nesta terça-feira (22). Ele pediu o empenho dos governos para a implementação de políticas públicas referentes a saneamento básico. E lamentou o despejo sem tratamento de resíduos sanitários no Rio Acre.

“Hoje se comemora o Dia Mundial da Água, recurso esse o mais importante para a humanidade. Neste dia eu quero falar da minha tristeza, do meu repúdio e do descaso com a água doce no nosso Estado por parte do governo e da prefeitura. Eu considero uma falta de planejamento um esgoto a céu aberto que é jogado no Rio Acre destruindo-o. É um desrespeito às pessoas que moram no Baixo Acre. Deveria ter havido um planejamento. É um crime ambiental o esgoto de Rio Branco ser jogado no rio Acre”, disse o parlamentar.

Jairo Carvalho acrescentou que é necessário deixar as bandeiras partidárias de lado e unir forças para o enfrentamento dos problemas relacionados ao uso indevido de mananciais e o combate ao desperdício.

“Faço um apelo às autoridades, é inaceitável que em pleno século 21 o esgoto seja jogado sem nenhum tratamento. O Canal da Maternidade é um esgoto a céu aberto. Fico triste quando vemos um desrespeito com o nosso meio ambiente. Em que meio ambiente podemos falar no dia de hoje? Só tenho a falar da minha tristeza. Não vamos poluir o nosso rio. Vamos nos unir com as instituições do nosso Estado para termos dias melhores para o nosso Acre”, pontuou.

Ainda no tempo destinado às lideranças partidárias, o deputado apresentou um convite à Mesa Diretora da Aleac que deve ser endereçado ao presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed/AC), José Ribamar Costa, para que este compareça ao Parlamento acreano para prestar esclarecimentos sobre os motivos que levaram os médicos a paralisarem suas atividades.

“Queria convidar o presidente do sindicato dos médicos do Acre, José Ribamar, para comparecer a esta Casa para apresentar maiores explicações sobre a paralisação dos médicos. Acredito que ele vai comparecer porque ele foi citado em sessão nesta Assembleia”, disse Carvalho.

Continuando seu pronunciamento, o parlamentar manifestou pesar pelo falecimento da agente de saúde Maria Raimunda Mendonça de Moraes. “Era uma pessoa abençoada por Deus. Eu aqui deixo o meu pesar. Uma mulher que tanto batalhou pela saúde da sua comunidade”, lamentou.

Na Explicação Pessoal o oposicionista pediu a climatização da Escola Estadual de Ensino Médio José Gurgel Rabello, localizada em Feijó. São mais de mil estudantes matriculados na unidade de ensino. Ele assegurou que o senador Sérgio Petecão (PSD/AC) assegurou alocar uma emenda para a escola.

“Observei que os alunos não estão aprendendo direito. É um calor terrível. Dados oficiais mostram que 1.380 alunos estudam naquela unidade de ensino. É uma sauna só. Como eles vão aprender? Faço uma indicação que se climatize as salas. Dou uma ideia ao governo, que ao invés do carnaval vamos climatizar as escolas do Estado. Como eles vão encarar um vestibular se o ambiente em que eles estudam é de péssima qualidade”, reitera.

Finalizando, Jairo comentou sobre a visita ao seu gabinete do promotor de Justiça do Ministério Público do Acre, Vinicius Evangelista. Na pauta, o projeto de lei aprovado pela Aleac e sancionado pelo governador Tião Viana (PT), que insere no currículo escolar como tema transversal o ensino sobre ‘política, politicagem e conscientização contra a corrupção’.

José Pinheiro
Agência Aleac