loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Daniel Zen comenta indicação de Lula para Casa Civil da presidência da República

daniel150316O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen (PT), comentou na sessão desta terça-feira (15) a possível ida do ex-presidente Lula para assumir a Casa Civil da presidência da República. Ele frisou que o convite feito ao ex-presidente não visa protegê-lo dos efeitos da Operação Lava Jato, isso porque as investigações continuarão sendo conduzidas, mas apenas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Em relação ao presidente Lula compor a equipe de governo, digo o seguinte: o presidente continuará sendo investigado, inclusive pelos próprios que o investigam hoje. É até mais complexo. A caneta dos nove ministros do STF é até mais pesada”, ponderou, Daniel Zen, sobre o caso.

Ainda sobre Lula, ele citou que o ex-chefe de Estado sofre perseguição por parte de setores da mídia nacional. Ele pediu tratamento igualitário e um julgamento justo para Lula.

“Ninguém está acima da lei, mas não está abaixo dela também. Que tenhamos um tratamento igualitário e um respeito aos direitos fundamentais. As informações da delação do senador Delcídio vazaram de forma ilegal. Não é que não pode investigar, mas não vamos pré-julgar. Não tem nem ação penal. E já se julga. Não existe nenhum cidadão que não mereça um julgamento justo. Todo mundo merece um julgamento legal”, disse o petista.

O parlamentar admitiu que o governo federal tem encontrado dificuldades para sair da crise e apresentar medidas que alcancem os anseios do povo brasileiro. “O governo federal não está bem. Tem tido dificuldade de resolver a crise que estamos vivendo. A ida do presidente Lula ia fazer um bem enorme para o governo. A questão do foro privilegiado não vai alterar o curso das investigações”, pontua.

Quanto à paralisação dos médicos, o líder governista citou que o governador Tião Viana (PT) está aberto ao diálogo. Ele comentou que em uma reunião com o Sindicato dos Médicos, Tião Viana sugeriu a instalação de uma mesa permanente de negociações. Daniel Zen disse que causa estranheza a decisão dos representantes dos médicos em pensar em uma paralisação.

“A diretoria do Sindmed foi recebida pelo próprio governador e foi aceita, pelos membros da categoria, a sugestão dada pelo nosso governador de instalação de uma mesa permanente de negociação. Eu fiquei surpreso com a nota do Sindmed. Movimento grevista é um direito, é legítimo. Fora isso, tanto quanto o direito de greve, deve haver bom senso. Se houve negociação, tem que se esgotar todas as vias”, destaca o parlamentar.

José Pinheiro
Agência Aleac