Deputada Leila Galvão sugere que programa de apoio aos pequenos negócios seja desenvolvido no Alto Acre

leila090316A deputada Leila Galvão (PT) destacou na sessão desta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o programa de apoio aos Pequenos Negócios do Estado do Acre desenvolvido por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) que, segundo ela, é responsável por promover inclusão e oportunizar a geração e alternativa de renda para milhares de famílias de baixa renda no Estado.

A parlamentar comemorou a entrega de mais 120 pequenos negócios para as comunidades do bairro Tancredo Neves e entorno. Ao todo serão 23 bairros e as famílias contempladas pela ação são beneficiárias dos programas sociais do governo federal.

“Esse programa tem trazido resultados positivos para as famílias de baixa renda. Estamos falando de um projeto que fomenta cinco cadeias de pequenos negócios, como a comercialização de açaí e de água de coco. O governador entregou ainda kits para pedreiro, eletricista e manicure”, disse.

Leila Galvão relatou que está articulando com o secretário da SEPN, Henry Nogueira, a possibilidade de o programa ser expandido para os municípios do Alto Acre. Segundo ela, tanto o secretário quanto o governador Tião Viana têm se mostrado sensíveis à proposta.

“Mesmo diante da crise que vivemos, o governador tem se esforçado para potencializar os negócios das famílias carentes. No Alto Acre muitas famílias aguardam ansiosamente por essa oportunidade. Tenho conversado muito com o secretário Henry, acredito que ainda no primeiro semestre deste ano os municípios do Alto Acre serão contemplados com a ação”, complementou.

A deputada apresentou, ainda, indicação solicitando do Superintendente da Polícia Federal no Estado, Chang Fan, mutirão para expedição de registros de porte de armas nas cinco regionais do Estado do Acre (Alto Acre, Baixo Acre, Juruá, Purus e Tarauacá/Envira). Segundo Leila Galvão, a finalidade desse evento consiste em atender as pessoas que moram em lugares de difícil acesso, como seringueiros, extrativistas, ribeirinhos e agricultores, que necessitam regularizar a situação jurídica perante aquele órgão policial.

“É de suma importância o mutirão solicitado, pois irá atender uma região composta por vasta população rural, que possui severas dificuldades de acesso aos serviços públicos, seja pelas precárias condições de ramais, seja pela má conservação da rodovia federal. Além do mais, trata-se de população carente de recursos financeiros ou de baixo nível de instrução”, concluiu.

Mircléia Magalhães