Deputado Raimundinho da Saúde parabeniza mulheres pelo dia 8 de março

raimundinho080316O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) comentou durante a sessão desta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o apoio à pré-candidatura de um membro do Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência Física (Capedac) a vereador de Rio Branco. Ele frisou que a deficiência não é sinônimo de incapacidade.

“Fui procurado pela Capedac porque essas pessoas são muito especiais, não porque estão deficientes físicos, mas porque mesmo com uma limitação física têm condições de se colocarem à disposição da sociedade, como o Edvan que coloca seu nome como pré-candidato a vereador de Rio Branco”, comentou.

Raimundinho pediu maior atenção dos gestores na construção de políticas públicas que atendam essas pessoas. Segundo o IBGE, no Acre residem 165.823 pessoas portadoras de necessidades especiais.

“Nós temos um número muito grande de pessoas com deficiência no nosso Estado. Cerca de 20% da população tem algum tipo de deficiência. Essas pessoas, de certa forma, têm sido segregadas da sociedade. Cadeirantes são plenamente capazes de desenvolver várias atividades. No Brasil já vimos pessoas com deficiência assumindo altos cargos e desenvolvendo atividades com responsabilidade”, assegura.

Continuando o debate no Grande Expediente, o deputado trabalhista pediu que a Mesa Diretora da Aleac implementasse o projeto de lei da deputada Doutora Juliana (PRB), que dispõe sobre a presença de um intérprete em libras nas sessões. Além disso, ele cobrou celeridade na tramitação do projeto de lei que garante aos cadeirantes a disponibilidade, pelas autoescolas, de um automóvel adaptado para a realização das aulas práticas para a expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Eu queria pedir celeridade a esse projeto para que possamos dar a essas pessoas a oportunidade de terem a sua própria condução. Queria fazer um pedido também à Mesa Diretora desta Casa. Hoje temos o canal aberto na Aleac e não dispomos de uma pessoa para auxiliar os deficientes auditivos. Peço então que pensem também nessa possibilidade”, frisa.

Ao final do discurso, o deputado parabenizou as mulheres acreanas pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado neste dia 8 de março. A homenagem foi estendida também às servidoras do Poder Legislativo.

“Quero parabenizar todas as deputadas, funcionárias e também as mulheres da imprensa que divulgam o nosso trabalho, levando as nossas atividades a milhares de pessoas”, disse o parlamentar.

José Pinheiro