loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique volta a denunciar mau atendimento na Maternidade Bárbara Heliodora

eliane020316A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) relatou na sessão desta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a visita que fez à Maternidade da Capital, Bárbara Heliodora. A parlamentar foi àquela unidade saúde acompanhada das deputadas Leila Galvão (PT) e Doutora Juliana (PRB) após ter recebido reclamações de algumas pacientes.

A maior preocupação da oposicionista é com a falta de estrutura da maternidade. De acordo com ela, o local está em obras há mais de um ano e não existe previsão de conclusão. “Para piorar a situação, a maternidade passa por uma reforma que já dura mais de um ano e isso faz com que as grávidas dividam lugar com equipamentos e aparelhos hospitalares. O teto está sem forro e o chão sem piso. Falta instalação hidráulica e elétrica e não tem previsão alguma de conclusão das obras”, salientou.

A deputada falou da necessidade de se ampliar a estrutura física da maternidade. De acordo com ela, os berços dos recém-nascidos ficam amontoados nas salas da UTI neonatal por falta de espaço. Além disso, faltam médicos obstetras para atender as gestantes.

“Os berços ficam amontoados por falta de espaço nas salas de partos, o que dificulta o trabalho dos médicos e enfermeiros. Novos leitos devem ser construídos na UTI neonatal, pois os que têm não são suficientes para atender a demanda. Outra necessidade é a contratação de enfermeiros, médicos obstetras e pediatras, pois o número de partos cresce 15% anualmente”, complementou.

Para Eliane Sinhasique a atenção básica de saúde do Estado está debilitada. “As mulheres procuram a maternidade para tudo, até para fazer exame de gravidez. Isso acontece porque o atendimento nos postos de saúde está precário, na rede básica o atendimento não funciona. Nas unidades de saúde dos municípios nem o pré-natal das gestantes é realizado”, disse.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac