loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique critica declarações de Tião Viana sobre morte de bebê na UPA

DEP ELIANE SINHASIQUEEm pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na sessão desta quarta-feira (24), a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) questionou a abordagem feita pelo governador Tião Viana (PT) durante entrevista concedida ao programa “Café com Altino”, sobre o caso do bebê de quatro meses que morreu na semana passada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do 2º Distrito, em Rio Branco.

A criança faleceu após uma nebulização realizada naquela Unidade de Saúde e a família acusa que houve negligência e erro durante a administração de medicamentos.

Segundo a oposicionista, durante a entrevista que foi gravada no último sábado (20), o governador teria afirmado que se o bebê tivesse ficado em casa, possivelmente, estaria bem.

“Essa afirmação do governador me deixou preocupada, estarrecida. Em um dos trechos da entrevista ele fala que se o bebê tivesse ficado em casa, possivelmente, estaria bem hoje. Isso é um absurdo. Então, o governador está sugerindo que se as pessoas estiverem doentes, fiquem em suas casas e não procurem as unidades de saúde porque vai ser pior ?”, disse.

De acordo com a parlamentar, não é de hoje que a população reclama do atendimento nos hospitais do Acre. Ela citou como exemplo o caso da jovem Maria José Felipe de Souza, de 18 anos, que está com uma grave queimadura em um dos braços.

Eliane Sinhasique relatou que Maria José estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC). Ela teria dado entrada no local com os braços em perfeito estado, mas saiu da Unidade de Saúde com um dos braços machucado.

“O próprio governador que é médico, disse durante entrevista, que se aquele bebê que faleceu na UPA tivesse ficado em casa ele possivelmente estaria vivo. O que será da nossa população se o gestor do Estado diz que é melhor as pessoas ficarem em casa doentes do que ir a um hospital? É fato que temos inúmeros problemas nas unidades de saúde do Estado que devem ser resolvidos. O próprio sindicato dos médicos fez denúncias de possíveis irregularidades na Maternidade Bárbara Heliodora”, salientou.

Para concluir, a deputada questionou o posicionamento dos parlamentares que compõem a base governista no Poder Legislativo. Segundo ela, eles preferem minimizar os problemas a alertar o governador sobre eles.

“Vejo aqui o líder do governo, deputado Daniel Zen, tentando esconder os problemas e minimizá-los. Ele sempre põe panos quentes em qualquer tipo de situação ao invés de alertar o governador sobre eles. A base governista insiste em dizer que a gente aumenta as coisas. Mas eu converso com a minha população e por isso sei dos problemas que ela enfrenta. Se o secretariado do governo não admitir que existem problemas nos setores do Estado, o governador vai continuar achando que nós vivemos no País das Maravilhas”, concluiu.