Deputado Luiz Gonzaga quer explicações sobre Programa Ruas do Povo e apresenta requerimentos

gonzaga030216O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) apresentou três requerimentos durante a sessão desta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O primeiro deve ser encaminhado a Controladoria Geral do Estado (CGE) e pede cópias do relatório final da auditoria detalhada sobre o Programa Ruas do Povo.

Já o segundo, que deve ser encaminhado ao Depasa, solicita o valor dos recursos que foram executados no período de 2011 a 2015. Outro requerimento apresentado solicita que a prefeitura de Rio Branco encaminhe os termos de referências firmados que transferem para a prefeitura a responsabilidade por essas vias, no período de 2011 a 2015.

“Esse Programa Ruas do Povo foi vendido para a sociedade como o maior programa ambiental e social do Brasil. Ele era para levar rede de água, esgotamento sanitário e pavimentação aos moradores. Poucas ruas desse programa têm esgotamento sanitário. As ruas que foram feitas não aguentam o inverno, estão quebrando. E muitas não estão dando condições de tráfego”, completou o parlamentar.

Ele frisou que se os investimentos são frutos de empréstimos, as ruas deveriam ter uma qualidade superior a apresentada. O deputado tucano classificou o programa como “um programa eleitoreiro”.

“O governador disse que cerca de R$ 1 bilhão foram gastos. A maioria são recursos do BNDES, da Caixa Econômica e do Banco Mundial. Se os acreanos vão pagar por essas ruas, porque elas não foram bem construídas? Esse é um projeto eleitoreiro”, destacou.

Outro apontamento feito em seu pronunciamento relata a situação dos motoristas de vans que fazem o transporte entre Tarauacá e Feijó. Ele pontuou que esses trabalhadores têm autorização da Agência Estadual Reguladora de Serviços Públicos (Ageac) para a realização do transporte de passageiros, mas quando chegam à Rio Branco são multados pela RBTrans.

“Os proprietários de vans têm autorização da Ageac para fazerem o fretamento de turismo de Tarauacá a Feijó, mas quando chegam a Rio Branco eles são perseguidos pela RBTrans. Essas pessoas de livre iniciativa são pessoas simples, são pessoas que não possuem recursos para pagarem ônibus até suas casas”, pontuou o deputado tucano.

José Pinheiro