loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique pede esclarecimentos sobre sorteios de casas populares e reforça denúncia ao MP

eliane030216A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) disse durante a sessão desta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que encaminhará ao Ministério Público do Acre (MP/AC) a gravação com depoimentos de pessoas que foram sorteadas para aquisição de casas populares do Minha Casa Minha Vida, mas não foram convocadas.

A ideia é reforçar as investigações iniciadas pela Polícia Civil, no sentido de elucidar essa prática criminosa no Estado. A parlamentar frisou que é necessário ‘ir fundo nas investigações’ e identificar não só os beneficiados, mas também os mandatários.

“Nós estamos entregando mais depoimentos que apontarão certamente quem está se beneficiando. Essa gravação está em minhas mãos desde o ano passado, por isso vou enviar o conteúdo para que seja anexado a esse processo de investigação e esse crime seja elucidado. Essas casas foram destinadas a pessoas que não se enquadravam no critério de seleção. É necessário saber quem autorizou beneficiar aqueles que não atendiam aos requisitos”, pontua.

Eliane Sinhasique apresentou, ainda, um requerimento à Mesa Diretora que deve ser encaminhado à Secretaria Estadual de Habitação (SEHAB) e Secretaria de Obras Públicas (SEOP) para que expliquem o motivo da não entrega de mais de 300 casas no conjunto habitacional Cidade do Povo. Além disso, o documento pede cópias dos contratos e seus aditivos.

Outro assunto abordado pela peemedebista, diz respeito ao zika vírus. Ela alertou para a necessidade da realização de exames em todas as unidades do Estado que dispõem de laboratórios, para diagnosticar a doença. Sinhasique exemplificou que a Unidade de Pronto Atendimento do Segundo Distrito de Rio Branco está sem realizar os exames que podem diagnosticar as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

“A UPA do Segundo Distrito não estava disponibilizando os exames para detectar dengue. As estatísticas estão sendo prejudicadas. Os hemogramas e exames para diagnosticar a doença não estão sendo feitos na UPA porque houve uma pane elétrica no laboratório da unidade. Se estamos num estado de emergência, todas as unidades que possuem laboratórios devem oferecer e realizar os exames”, salienta Eliane Sinhasique.

José Pinheiro
Agência Aleac