Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Emerson Jarude critica governo por atraso em reajuste e convocação de servidores

Durante a sessão desta terça-feira (30) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Emerson Jarude (Partido Novo) fez duras críticas à gestão do governo estadual em relação aos servidores públicos e ao cadastro de reserva do estado.

Em seu discurso, Jarude destacou que o relatório quadrimestral das finanças do Estado, divulgado recentemente, mostra que o Acre segue acima do limite prudencial para gastos com pessoal. Segundo ele, o limite é de 46,55%, enquanto o governo anunciou que os gastos alcançaram 46,59%, uma diferença de apenas 0,04%.

“O governo fechou o portão na cara do servidor público. Essa diferença mínima foi suficiente para não haver qualquer discussão sobre reajuste salarial ou convocação de servidores ainda em 2025”, afirmou o parlamentar.

Emerson Jarude também criticou a prioridade do governo em relação às nomeações:

“Se o governo quisesse, poderia liberar 25 cargos comissionados e fazer a discussão com os servidores e com aqueles do cadastro de reserva. Mas a prioridade tem sido nomear aliados e quem participa de movimentos políticos, deixando de lado quem estudou e passou em concurso público.”

O deputado lamentou que todas as negociações pelas categorias tenham sido frustradas ao longo do ano e reforçou que, diante do quadro atual, não haverá reajuste salarial nem convocações de cadastro de reserva ainda em 2025.

“Infelizmente, todos os servidores e concurseiros terão que esperar até 2026 para ter qualquer tipo de avanço. É uma escolha do governo beneficiar quem participa de atos políticos, em detrimento de quem cumpriu todos os requisitos legais para ingressar no serviço público”, declarou Jarude.

O parlamentar encerrou a fala reafirmando o compromisso de seguir acompanhando a situação e defender os direitos dos servidores públicos, mesmo diante das limitações impostas pelo relatório financeiro do Estado.

 

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale