loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Heitor Júnior destaca serviços da Central de Atendimento ao Cidadão (OCA)

heitor091215O deputado Heitor Júnior (PDT) comentou na sessão desta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), as taxas cobradas para retirada de documentos pela Central de Atendimento ao Cidadão (OCA).

O parlamentar informou que para a primeira via da carteira de identidade o serviço é gratuito. Em caso de segunda via, o cidadão pagará a taxa de R$ 28,76. Terceira via R$ 57,52. Já a emissão do CPF, Carteira de Trabalho, Cartão do SUS e o Título de Eleitor são gratuitos.

Heitor Júnior informou que caso o requerente não tenha condições financeiras para custear a documentação, ele pode emitir uma certidão de hipossuficiência.

“Essa certidão pode ser emitida na Defensoria Pública do Estado ou na Polícia Civil. Quem não tem condição de pagar pega essa certidão de hipossuficiência”, comentou o deputado pedetista.

O deputado citou ainda a legislação que permite a isenção do pagamento de taxas para expedição da segunda via de documentos para pessoas desempregadas e a redução de taxa para autônomos e estudantes. Trata-se da Lei Estadual 1.390/2001, de autoria do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Sérgio Petecão.

Mais informações quanto à cobrança e isenção de taxas poderão ser obtidas pelo site: www.gsp.ac.gov.br.

José Pinheiro
Agência Aleac