loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jenilson Leite pede melhorias para índios do Parque Ecológico de Plácido de Castro

jenilson091215Durante a sessão desta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Jenilson Leite (PCdoB) apresentou algumas indicações solicitando em caráter de urgência melhorias para o Parque Ecológico de Plácido de Castro, que atualmente abriga índios da etnia Kaxinawá.

Dentre os requerimentos, o parlamentar pede avanços para a realização das articulações políticas e estruturais. Ressaltou, ainda, que o local não oferece condições adequadas para que o grupo indígena tenha acesso à cidadania e que os órgãos competentes devem trabalhar para mudar essa situação.

Originários de uma aldeia do Rio Breu, na fronteira do Acre com o Peru, o grupo com cerca de 40 índios migrou para o município de Plácido de Castro em busca de melhores condições de vida. Atualmente os indígenas ocupam uma casa localizada dentro do Parque Ecológico Plácido de Castro que não oferece condições adequadas. Dentre os problemas enfrentados, a falta de recursos e profissionais experientes para acompanhá-los é o que tem causado mais queixa.

Andressa Oliveira
Agência Aleac