loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Whendy Lima denuncia falta de material para exames no SAE

whendy031215O deputado Whendy Lima (PR) denunciou na sessão desta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a falta de material para fazer exames dos pacientes que foram transplantados no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco. O parlamentar relatou que seu pai, o ex-deputado N. Lima, foi ao Serviço de Assistência Especializada (SAE) para realizar o exame que mede a taxa de rejeição do órgão que foi transplantado na cirurgia e não o fez devido à falta de material.

“Entendo a dificuldade financeira que o nosso Estado e todo o país está enfrentando, mas não podemos deixar a população à mercê da própria sorte. O médico que atende os pacientes transplantados, os atende apenas uma vez ao mês e eles dependem desse exame para saber o quadro do paciente. Meu pai conseguiu fazer o exame pela Unimed, mas quem não tem plano de saúde faz como ?”, questionou.

O parlamentar pediu que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, resolva o problema garantindo assim a boa recuperação dos pacientes transplantados. “Espero que a Secretaria de Saúde providencie imediatamente a compra desses materiais, os pacientes não podem ficar sem realizar esses exames”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac