Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Tio Pablo defende transparência e critica entraves do governo em execução de emendas

O deputado Tio Pablo (PSD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta terça-feira (09), para agradecer o carinho recebido durante o período em que esteve enfermo, e para reafirmar seu compromisso com a população acreana. Ele destacou o trabalho dos policiais penais, prestou contas de suas ações parlamentares e defendeu a importância da transparência na aplicação de recursos de suas emendas.

O parlamentar ressaltou que todas as prestações de contas de seus projetos estão disponíveis em seu gabinete para qualquer cidadão analisar. Ele se mostrou insatisfeito com entraves burocráticos que vêm dificultando a liberação de emendas destinadas a áreas essenciais, como saúde e assistência a crianças neurodivergentes. “Nós temos crianças aguardando atendimento psicológico e mais de 150 laudos de crianças neurodivergentes parados. Minha emenda está travada, mas continuarei cobrando porque a população não pode pagar esse preço”, disse.

Em tom de desabafo, Tio Pablo também criticou a ineficiência do sistema de Saúde e Segurança pública do Estado. “Temos um Pronto Socorro ineficiente e um IML que não funciona. Cada um precisa fazer sua parte. Não podemos permitir que disputas políticas de 2026 prejudiquem a vida das pessoas hoje”, afirmou.

Em defesa de seu mandato, o deputado reforçou os resultados de suas ações, citando 200 cirurgias realizadas em Sena Madureira e mais de cinco mil atendimentos de saúde promovidos em comunidades do interior. “Quem quiser pode visitar meus projetos sociais, pegar o telefone de cada pessoa atendida e confirmar o que foi feito. O meu trabalho é transparente e voltado para o povo”, frisou.

Por fim, o parlamentar pediu que a mesma presunção de inocência defendida em casos políticos seja respeitada dentro da Aleac, estendendo o apelo também a debates envolvendo secretarias estaduais. “Se é para discutir 2026, que se discuta, mas não podemos perder o foco daquilo que importa agora: melhorar a vida da população do Acre”, concluiu.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale