Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Emerson Jarude denuncia atraso em repasse da Secretaria de Esportes e critica descaso com sistema prisional no Acre

Na sessão desta terça-feira (9), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Emerson Jarude (Partido Novo), usou seu tempo na tribuna para cobrar prioridade do governo estadual em áreas essenciais, como segurança pública e valorização dos policiais penais, e denunciar o atraso no repasse de recursos para o esporte amador.

O parlamentar começou seu discurso ressaltando que, enquanto o governo investe em shows milionários e em despesas questionáveis, o sistema prisional segue sucateado. “Infelizmente, nós temos um sistema prisional sucateado pelo governo do Acre propositalmente. Por diversas vezes poderia ter mandado dinheiro para lá, mas não. Preferiu gastar milhões em shows, enquanto a categoria dos policiais penais segue esquecida”, criticou.

Ao tratar da Secretaria de Esportes, Jarude voltou a questionar a real função da pasta e destacou que a gestão tem prejudicado dois dos maiores campeonatos amadores do Estado, o de futsal e o de futebol de areia, por “birra política”.

Segundo o deputado, desde o dia 27 de junho a Secretaria de Fazenda já transferiu R$ 413 mil para a pasta de Esportes, mas o valor não foi repassado às federações responsáveis pelos campeonatos.

“Quanto tempo o senhor levaria para fazer um TED ou um PIX? Alguns segundos. Mas o secretário está há mais de dois meses sentado em cima de R$ 413 mil. Isso é prejudicar diretamente o esporte amador por questões políticas”, disparou.

Emerson Jarude também relembrou denúncias anteriores sobre gastos da secretaria, como a contratação de jatinho, e fez um ultimato ao gestor da pasta: “O secretário tem sete dias para fazer o repasse às federações. Caso contrário, vou acionar o Ministério Público para que se investigue crime de prevaricação. Não podemos aceitar que a realização dos campeonatos seja comprometida justamente no período do verão, quando é possível executar os jogos”, afirmou.

Por fim, o parlamentar voltou a cobrar posicionamento do governo em relação às recentes fugas registradas no sistema prisional.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale