loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Aleac sedia IV Reunião do Parlamento Amazônico e parlamentares do Acre são eleitos para compor o Parlamento Amazônico Internacional

Durante toda esta quinta-feira (26) aconteceu na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a IV Reunião do Parlamento Amazônico que reuniu 11 parlamentares de nove estados que compõem a Amazônia Legal.

Dentre os assuntos debatidos estão a soberania da Amazônia, os free shops em cidades gêmeas de fronteira, contratos de créditos de carbono, ações da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), além das ações bem sucedidas na produção de alevinos pelo Complexo de Piscicultura do Acre.

O presidente do Parlamento acreano, deputado Ney Amorim (PT), ao dar início ao evento ressaltou a importância do Parlamento Amazônico na construção de políticas públicas voltadas a atender os mais de 20 milhões de amazônidas.
“Com muita honra realizamos o 4° Encontro do Parlamento Amazônico, com a presença de representantes de todos os Estados que compõem esse grupo. Estaremos discutindo aqui, temas relevantes para o desenvolvimento dessa região, mas de forma sustentável, inovadora e produtiva. Tenho certeza que o resultado desse evento será de grande relevância para toda a Amazônia”, disse Ney Amorim.

Já o coordenador do encontro no Acre, deputado Heitor Júnior (PDT), disse que as discussões colocadas durante a IV Reunião do Parlamento Amazônico serão fundamentais para o fortalecimento das assembleias legislativas.

“Com muito orgulho nós sediamos a IV Reunião do Parlamento Amazônico, com a apresentação de palestras que abordaram temas importantes para essa região que possui uma riqueza natural tão grande. Não somente o Acre será beneficiado, mas todos os demais estados que compõem esse grupo”, disse o parlamentar acreano.

Na solenidade, o governador Tião Viana (PT) foi representado pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa do Acre Élson Santiago. Ele falou sobre o Complexo de Piscicultura do Acre e sua modernização na produção de pescado.
Já o presidente do Parlamento Amazônico, Sinésio Campos (PT/AM), foi enfático ao destacar a importância das assembleias legislativas no fortalecimento do Parlamento brasileiro e na resolução dos problemas enfrentados pelas pessoas que residem na Amazônia.

“Todas as discussões passam na planície das assembleias legislativas, que são fundamentais para a melhoria da qualidade de vidas de mais de 20 milhões de amazônidas”, disse o parlamentar amazonense.

Ao final do evento foi criada uma comissão para a representação no Parlamento Amazônico Internacional. O deputado Heitor Júnior (PDT) foi eleito pelos demais parlamentares como representante do Acre, sendo suplente o deputado Daniel Zen (PT).

José Pinheiro
Agência Aleac