loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jenilson Leite faz apelo para que mais pessoas sejam doadoras de sangue

jenilson251115O deputado Jenilson Leite (PCdoB) usou seu tempo na tribuna durante sessão ocorrida nesta quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para registrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado hoje. O parlamentar ressaltou ainda a importância da conscientização das pessoas para que se tornem doadoras.

“Conseguimos aprovar um projeto de minha autoria que visa reconhecer a importância desse gesto, concedendo aos doadores de sangue fidelizados a isenção nas taxas de inscrição em concursos públicos estaduais, transporte gratuito nos dias de coleta e meia-entrada em eventos culturais”.

Durante todo o dia, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), realizou atividades e palestras para conscientizar a sociedade sobre a importância de doar sangue, principalmente neste período, que antecede as festas de final de ano.

Requisitos para ser um doador: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Homens podem doar sangue a cada dois meses, mulheres a cada três meses. Uma doação é capaz de ajudar mais de uma pessoa.

Andressa Oliveira
Agência Aleac