André Vale destaca importância da Caravana da Aleac e defende avanços na educação rural e indígena

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado André Vale (Podemos) elogiou a realização da Caravana da Aleac pela BR-364, destacando a importância da iniciativa para vistoriar os pontos críticos da rodovia e reforçar o compromisso da Casa com a reconstrução da estrada. Ele também abordou temas como a atuação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a necessidade de recursos federais e os avanços na educação pública do Acre, com destaque para o ensino nas zonas rurais e indígenas.
“Quero parabenizar a Mesa Diretora pela caravana que realizamos na última quinta-feira. Foi uma ação bonita e produtiva, que contou não só com os deputados estaduais, mas também com um senador da República e dois deputados federais. Passamos por trechos críticos da BR-364. Nosso objetivo era verificar de perto os desafios e buscar soluções concretas”, disse. Ele também destacou o apoio da comissão que preside para a realização de novas caravanas.
O parlamentar reconheceu o esforço do superintendente do DNIT, Ricardo Araújo, à frente da reconstrução da BR-364. “Quero parabenizar o Ricardo pela disponibilidade e audácia de enfrentar esse desafio. Já percebemos uma pequena melhora de 15% a 20%, mas sabemos que precisa avançar mais. A reconstrução exige técnica e recursos. Cada quilômetro com a técnica do macadame pode custar R$ 6,4 milhões. Por isso, é fundamental que o presidente Lula libere os recursos necessários”, afirmou.
Em seguida, André Vale passou a tratar do tema da educação, defendendo os avanços obtidos pelo governo estadual e o compromisso do secretário Aberson Carvalho com a pasta. “Desculpem alguns colegas, mas a educação do Acre tem avanços importantes. Acompanhei entregas de tablets e visitei a escola agrícola, no Ramal da Tucandeira, onde funciona o ensino por alternância, formando alunos não só no ensino fundamental, mas também como técnicos agrícolas. É um modelo que deve ser reconhecido”, destacou.
Segundo ele, o Estado possui mais de 400 escolas nas zonas rurais e indígenas, sendo que mais de 300 já estão cobertas com internet e sinal nas áreas isoladas. “Apontar defeitos é fácil, mas encontrar soluções exige esforço. Acredito que vamos conseguir resolver esse caso que ganhou repercussão. Concordo com o deputado Eduardo Ribeiro: precisamos unir forças. Me comprometo a destinar parte das minhas emendas para a reconstrução das escolas. Fiz isso no ano passado, e vou continuar fazendo”, disse.
Vale finalizou reforçando sua confiança na atuação do governo e na sensibilidade do governador Gladson Cameli. “O problema existe, mas acredito que a solução virá. O governador se preocupa com a educação, e o secretário também. Não devemos julgar antecipadamente um sistema com mais de 400 escolas. Claro que há dificuldades, mas há muito sendo feito. Nosso papel é contribuir com ações concretas”, concluiu.
Texto: Andressa Oliveira
Foto: Sérgio Vale