Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Manoel Moraes lamenta morte de gestante em Cruzeiro do Sul e defende produtores rurais da Amazônia

Líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Manoel Moraes (PP) lamentou com veemência, durante a sessão desta quarta-feira (21), a morte de Ana Cleide Cruz e do bebê que ela esperava, após suposta negligência médica na Maternidade de Cruzeiro do Sul. O parlamentar também defendeu os produtores rurais da Amazônia, criticou a criminalização das atividades produtivas na região e esclareceu ações do governo estadual relacionadas à regularização fundiária.

“É lamentável em todos os aspectos. Médicos foram formados para salvar vidas, e não podemos aceitar que uma mulher passe dias no hospital e não tenha seu quadro identificado a tempo. Conheci Ana Cleide, conheço o marido dela e os filhos. A notícia nos deixou estarrecidos. Alguma coisa está errada e precisa ser dita com clareza”, afirmou o parlamentar, apoiando a cobrança feita anteriormente pela deputada Antônia Sales (MDB).

Mudando de tema, Moraes criticou a forma como os produtores rurais têm sido tratados, sobretudo na região de Sena Madureira. “Nós somos escravos na Amazônia de um querer mundial. Enquanto outros países desmataram e se desenvolveram, aqui os pequenos produtores são punidos, humilhados. Pessoas que se esforçam para sobreviver estão sendo tratados como criminosos, e isso é desumano.”

O deputado também destacou que o Acre deve ter autonomia nas decisões que afetam sua população. “Temos que fazer valer a vontade do nosso estado. Quem manda no Acre somos nós, não pessoas que vêm de fora querendo impor regras que não conhecem nossa realidade.”

Por fim, ele explicou seu envolvimento com o programa de regularização fundiária, reforçando que se trata de uma política pública estadual. “Estou trabalhando nas etapas mais difíceis: realizando audiências públicas, dialogando com cartórios e prefeitos, buscando apoio para os cadastros. Essa política de organização da terra não é partidária, é uma das mais bonitas do governo do Estado do Acre. É trabalho coletivo e sério, e não bandeira de um deputado apenas.”

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale