Deputado Jenilson Leite destaca ação do Estado que zerou filas de exames de radioimagem

jenilson101115O deputado Jenilson Leite (PCdoB) ressaltou, durante a sessão desta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a informação que de o Acre zerou a fila de espera para exames de ressonância magnética, tomografia e radiografia pendentes no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (INTO).

“Quero fazer um registro, nós tivemos nos últimos dias a notícia que foi zerada a fila de exames de imagens no nosso Estado: ressonância, ultrassonografia, tomografias que estavam com pendências no nosso Estado. O ministro da Saúde parabenizou o governo do Estado por essa ação. Em outros estados não temos anúncios como esses. Os nossos exames estão sendo realizados e isso faz com que as pessoas tenham uma maior atenção. Quero parabenizar o INTO também pelo trabalho realizado”, disse Jenilson Leite.

Outro assunto tratado pelo parlamentar diz respeito ao serviço de radioterapia disponível no Hospital do Câncer, em Rio Branco. Segundo ele, o serviço foi normalizado com o conserto do equipamento de radioterapia. Antes esses pacientes teriam que se deslocar para Porto Velho, Rondônia, em busca do tratamento.

“Também acompanho o serviço de radioterapia. Felizmente a empresa fez o conserto da máquina de radioterapia e ela voltou a operar. Com isso os nossos pacientes já estão tendo atendimento de radioterapia e quimioterapia no nosso Estado. Se temos um serviço que não está funcionando é preciso cobrar que ele funcione. Os pacientes que tinham que sair para outro Estado, via TFD, para fazer radioterapia não necessitam mais desse deslocamento, pois esse serviço voltou a ser oferecido aqui”, disse o deputado comunista.

Completando seu pronunciamento, Jenilson Leite falou sobre as conferências municipais realizadas pelo Partido Comunista do Brasil. “Estamos trabalhando no Estado inteiro. Conseguimos filiar mais de mil novos militantes. Vamos fazer as discussões prudentes dentro da FPA para lançarmos candidatos”, pontua.

Finalizando a sua participação na sessão desta terça-feira, ele citou o caso de 23 mototaxistas que desenvolvem suas atividades no município de Assis Brasil. Acontece que a Polícia Militar do Acre, cumprindo determinação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), negou o prazo de 30 dias, intermediado pelos vereadores de Assis Brasil, para a regularização desses profissionais que agora estão impedidos de trabalhar, segundo o deputado.

“Em Assis Brasil presenciamos dois problemas. O serviço de mototáxi naquele município tem 23 profissionais. Desses 23, apenas quatro estão legalizados, ou seja, possuem o curso que garante o direito de transportar. Foi pedido à Polícia Militar que desse um prazo de 30 dias. A PM disse que não concede esse prazo, sendo assim esses mototaxistas estão sem poder trabalhar. Não é justo que o Detran e a Polícia Militar não deem esse prazo. Tem que ter a prudência e dar o prazo de 30 dias para que eles possam se legalizar”, argumenta.

O segundo problema elencando por Jenilson Leite é a demora da instalação da rede elétrica em alguns ramais como Amélia, Icuriã e Erecê, pelo Programa Luz Para Todos.

“Peço que os representantes do Programa Luz Para Todos providenciem com a máxima urgência o que estava pactuado e planejado para o município de Assis Brasil, uma vez que as chuvas se aproximam.”

José Pinheiro