loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Raimundinho da Saúde destaca importância de exames médicos periódicos para servidores

raimundinho271015O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) disse na sessão desta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que obteve resposta da Sesacre referente à indicação apresentada por ele no mês de setembro, que solicita a realização de exames médicos periódicos anuais para servidores da Secretaria Estadual de Saúde. Ele informou que os exames começarão a ser realizados no próximo mês.

A indicação tem por objetivo relacionar medidas no sentido de proporcionar uma melhoria de saúde em todos os níveis (físico, mental e emocional) para todos os servidores da Secretaria de Saúde do Estado.

Para ele, o exame médico periódico representa uma excelente ferramenta a ser utilizada na promoção e controle de saúde geral e ocupacional, pois é a oportunidade de o Médico do Trabalho estreitar, individualmente, a relação ‘médico-paciente’ entre médico e Servidor, fazendo com que ele se sinta valorizado como ser humano.

“Ontem, recebi a notícia de que os exames começarão a ser realizados. Fazer exames periódicos sempre é uma recomendação dos médicos para todas as idades. Checar as condições físicas e mentais é a melhor forma de evitar problemas de saúde. Com esse projeto os servidores que muitas vezes não têm tempo para cuidar da sua própria saúde poderão contar com essa oportunidade, pois é sabida a importância de servidores saudáveis no ambiente de trabalho”, ressaltou.

O parlamentar apresentou ainda projeto de lei que “Dispõe sobre a prioridade de atendimento às pessoas portadoras de diabetes. Segundo ele, a proposta tem como objetivo garantir o bem-estar dos pacientes. “Sabemos que todo diabético deve se alimentar de três em três horas e é exatamente isso que me preocupa. Muitos pacientes vão fazer exames em jejum e ficam na fila por horas, o que pode ocasionar, inclusive, uma hipoglicemia”, disse.

Quanto ao pronunciamento da deputada Eliane Sinhasique (PMDB), que afirmou na tribuna que há seis meses os bairros Montanhês, Jorge Lavocat, Alto Alegre e Tancredo Neves sofrem com a constante falta de água, o parlamentar também se manifestou. “Conversei agora com um dos responsáveis pelo Depasa e ele me informou que o projeto de abastecimento de água desses bairros já está sendo concluído. Até o final do mês a pressão de água aumentará e o problema será resolvido”, afirmou.

Para concluir, Raimundinho da Saúde questionou o valor que está sendo cobrado no litro da gasolina em alguns postos de Rio Branco. Segundo ele, o preço da gasolina varia entre R$ 3,70 e R$ 4,25 em alguns postos da capital acreana.

“Temos que saber o que está acontecendo. Há uma disparidade nos preços da gasolina em alguns postos de Rio Branco. Em menos de um mês tivemos dois aumentos no combustível e agora há esta diferença de valores. Peço que a Comissão de Defesa do Consumidor da Aleac apure o caso, pois temos que saber dos proprietários dos postos de gasolina o motivo pelo qual os valores são diferenciados”.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac