Deputada Leila Galvão afirma que Léo de Brito assegura emendas para aquisição de mamógrafos

leila201015A deputada Leila Galvão (PT) ressaltou durante a sessão desta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a reunião que manteve no último final de semana com o deputado federal Léo de Brito (PT/AC) e a comunidade da regional do Alto Acre.

Ela pontuou que o parlamentar federal garantiu a destinação de recursos, por meio de suas emendas, para a aquisição de um mamógrafo. A ideia é fortalecer as ações de combate ao câncer de mama.

“Dentre as questões levantadas foi colocado a aquisição de mamógrafo não só para a região do Alto Acre. Evidentemente que nós temos essa preocupação. Desses R$ 15 milhões, ele vai alocar 20% para contemplar as reivindicações das lideranças para essa regional. Gostaria de falar dessa atitude do deputado Léo de sintonizar os nossos mandatos”, salientou a parlamentar.

Leila Galvão pediu o apoio dos deputados estaduais para que junto aos parlamentares federais de cada partido possam buscar a alocação de emendas destinadas às ações do Outubro Rosa.

“Eu acredito que a gente pode conseguir sensibilizar outros deputados federais para a aquisição desses aparelhos. Acredito que não só a aquisição do aparelho de mamografia, mas também de um micro-ônibus equipado. O câncer é uma doença fatal e agressiva, então por esse motivo fizemos essas reivindicações”, disse.

Ela destacou a ação que acontece nesta quarta-feira (21), no Centro de Oncologia do Acre (Cecon), que visa atender mulheres vindas do interior, a maioria da zona rural dos municípios acreanos. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Secretaria de Agricultura e Produção Familiar (Seaprof) e a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) por meio de seu gabinete, com o apoio do presidente Ney Amorim (PT).

“Estaremos no Cecon trazendo essas mulheres que muitas vezes não têm condições de se deslocar e de pagar esses exames. Boa parte das mulheres da região do Alto Acre são produtoras rurais. É uma ação pequena, mas temos a sensibilidade por parte do governo”, ressalta.

No Grande Expediente, tempo destinado às lideranças partidárias, Leila Galvão pediu a instalação de um núcleo do Instituto Médico Legal (IML) na região de Brasileia para atender os mais de 60 mil habitantes da região do Alto Acre. Ela citou o caso de um agricultor que teve a vida ceifada na última sexta-feira (16), vítima de acidente de trânsito, e a família teve que esperar por 5 horas para que os peritos comparecessem ao local da ocorrência para os devidos procedimentos.

“Temos a necessidade de um núcleo para atender na região do Alto Acre. Nós já tivemos esses profissionais atendendo ali. Temos 60 mil habitantes que residem naquela região. Eu fico bastante aborrecida porque poderia ser qualquer pessoa, se fosse da minha família eu nem saberia o que fazer. Eu vou falar diretamente com o nosso governador, no primeiro governo do Tião Viana tinha um núcleo atendendo as famílias. Enquanto não sai o concurso precisamos encontrar uma saída”, finaliza.

José Pinheiro