loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jenilson Leite destaca 3ª Conferência Estadual de Juventude

jenilsonl201015O deputado Jenilson Leite (PCdoB) destacou na sessão desta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a realização da 3ª Conferência Estadual de Juventude. O evento acontecerá entre os dias 20 e 22, na Universidade Federal do Acre (Ufac). A programação, segundo o parlamentar, será realizada de forma simultânea com a Semana de Ciência e Tecnologia, com ações pertinentes às Secretarias de Ciência e Tecnologia (Sect) e de Educação e Esporte (SEE).

“Serão três dias de debates políticos de diversos eixos temáticos, como saúde, esporte, educação, tecnologia e inclusão de gênero, entre outros. Cinema, cultura, poesia e música também estarão em pauta. Ao final da Conferência será entregue um documento ao governador Tião Viana contendo todos os assuntos que foram debatidos durante o encontro”, disse.

O deputado informou que na ocasião haverá eleição para o Conselho Estadual de Juventude. “Será também o momento em que vamos eleger o Conselho Estadual de Juventude, além de 10 delegados e 22 propostas para representar o Acre na Conferência Nacional”, destacou.

Jenilson Leite enfatizou que no Acre a etapa de conferências municipais foi bem-sucedida, quando foram eleitos 248 delegados e 264 propostas para a conferência estadual. Parabenizou a todos os movimentos de juventude e segmentos que trabalharam para a realização do evento.

Saúde pública

O deputado comemorou a notícia de que o Acre zerou as filas de exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada e radiografia existentes no Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado.

O anúncio foi feito pelo Governador Tião Viana (PT) e o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, na última quarta-feira (13). O feito foi conquistado principalmente pela atuação do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into/Acre), inaugurado em julho deste ano.

Para Jenilson Leite, apesar dos inúmeros problemas que a saúde pública do Estado enfrenta, a notícia é motivo de alegria para a população acreana. “O Acre zerou as filas de exames de radioimagem e isso me deixou muito feliz. Mesmo com os problemas que estamos enfrentando na área da saúde, vejo isso como algo de grande valia na vida de nossos pacientes”, afirmou.

Até agora foram realizados 10.234 exames de radioimagem, que atenderam 7.005 pacientes no Into. Em média, são realizados cerca de 200 exames por dia.

Para concluir, o deputado solicitou um aparelho de mamografia para o município de Tarauacá, ressaltando a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “O Outubro Rosa está em pauta e eu não poderia deixar de fazer esta solicitação em benefício das mulheres de Tarauacá. Nossas mulheres ainda recebem o diagnóstico da doença tardiamente por falta de acesso ao exame. O aparelho de mamografia é essencial para que o câncer de mama seja descoberto a tempo de ser tratado”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac