loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jairo Carvalho: “A Agrocortex está acabando com a floresta e ninguém faz nada”

jairo141015Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na sessão desta quarta-feira (14), o deputado Jairo Carvalho (PSD) questionou a atuação da empresa Agrocortex Madeiras do Acre Agroflorestal Ltda no município de Manoel Urbano. A empresa pertence ao grupo português Domínio Capital e irá explorar nos próximos 30 anos um plano de manejo florestal numa área de 190.210 hectares nos estados do Amazonas e do Acre.

O parlamentar repudiou o trabalho que a empresa vem desenvolvendo naquela cidade, ele enfatizou que as leis ambientais apenas servem para prejudicar o pequeno produtor. “A instalação dessa empresa lá em Manoel Urbano é mais uma prova de que só quem é penalizado com as leis ambientais é o pequeno produtor. O agricultor não pode derrubar um pedaço de madeira para fazer um roçado que logo é multado, e são multas altas, exorbitantes. A Agrocortex está acabando com a floresta e ninguém faz nada. Cadê o Imac e o Ibama nessas horas?”, questionou.

O deputado criticou ainda a falta de políticas públicas para abertura de ramais. De acordo com ele, os agricultores são prejudicados porque não conseguem escoar sua produção. “A verdade é que estão querendo matar o pobre de fome. É muita falta de vergonha na cara desse governo. Ao invés de colocar uma empresa milionária para acabar com a floresta por que não abrem novas estradas, novos ramais? Em Porto Walter os produtores estão sofrendo porque não têm como escoar sua produção”, afirmou.

Para concluir, Jairo Carvalho elogiou a ação desenvolvida pelo Sistema de Segurança Pública do Acre no combate à violência do Estado. O deputado disse que mesmo com as deficiências que o órgão tem, o mesmo atuou de maneira enérgica para garantir o bem-estar da população durante os inúmeros atentados ocorridos na semana passada.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac