loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Manoel Moraes pede moderação nos discursos contrários ao manejo florestal

manoel141015O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Manoel Moraes (PSB), pediu moderação nos discursos dos parlamentares ao se referirem aos planos de manejo. Para ele, uma empresa não pode ser punida com críticas por atuar na Amazônia. O parlamentar socialista disse que Agrocortex deve ser aplaudida por cumprir a legislação ambiental.

“Eu fico triste quando uma Casa de Leis como a nossa critica quem está cumprindo leis. A questão ambiental vem crescendo desde 1973. A Lei de Crimes Ambientais foi implementada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Existe uma lei que rege a prática ambiental. O manejo é o único método de exploração na Amazônia”, disse Manoel Moraes.

O parlamentar pontuou, ainda, que o manejo florestal obedece a critérios rigorosos e tendo como ponto principal o crescimento natural das florestas. Ele salientou que é necessário aproveitar as nossas riquezas naturais.

“Se não tirar, essa madeira cresce naturalmente. Temos que aplaudir quando alguém quer se enquadrar na lei. Temos que aproveitar as nossas riquezas. Nós, deputados, temos que ter muito cuidado quando formos criticar alguma coisa. Se não existisse essa lei, coitada da humanidade”, frisou.

Quanto aos moveleiros, ele citou que não foi elaborado um plano de manejo para atender esse setor. O parlamentar acrescentou que não se pode culpar os servidores do Ibama e do Imac pelo cumprimento das leis ambientais vigentes no país.

No Acre, são pelo menos 2 mil pequenos produtores rurais com projetos de manejo florestais aprovados, gerando renda para várias famílias. Entretanto, a legalização da terra é um dos grandes entraves encontrados para a adequação das áreas ao manejo florestal.

José Pinheiro
Agência Aleac